/

Revelada dieta dos humanos de há 30 mil anos

(dr) Darren Curnoe

Duas mandíbulas humanas. O maxilar superior tem 30.000 anos e a mandíbula inferior tem 11.000 anos.

Um estudo recente, sobre a morfologia dos fósseis de mandíbulas humanas do período Pleistoceno Superior, sugere que os principais alimentos da época no Sudeste Asiático eram carnes secas e folhas de palmeira.

Três mandíbulas humanas podem fornecer uma nova visão sobre a dieta dos caçadores do Pleistoceno Superior em Bornéu, no Sudeste Asiático, de acordo com um estudo publicado este mês na PLOS One.

Pouco se sabe sobre as primeiras populações de caçadores que viviam na ilha do Sudeste Asiático, dado que os restos mortais humanos do Pleistoceno Superior – início do Holoceno  eram extremamente raros. As cavernas de Niah, no nordeste de Bornéu, foram identificadas como um local promissor no que diz respeito aos primeiros humanos que moravam nessa região.

Três mandíbulas humanas foram encontradas durante escavações no sítio arqueológico de Niah, na Malásia, em 1957. Agora, Darren Curnoe, investigador da Universidade de New South Wales, na Austrália, e os seus colegas examinaram esses achados.

Através de técnicas de datação por séries de urânio, os investigadores estimam que uma das mandíbulas tem entre 28 e 30.000 anos, enquanto que as outras duas têm, pelo menos, 11.000 e 10.000 anos, respetivamente.

A mandíbula mais antiga era mais pequena e mais robusta em comparação com as outras mandíbulas do Pleistoceno Superior. Isso sugere que a mandíbula estava sujeita a um certo esforço que poderá ter sido causado pelo consumo de carnes secas ou folhas de palmeira duras, uma dieta anteriormente identificada nas cavernas de Niah.

“Aparentemente, os primeiros humanos modernos adaptaram-se a uma vida difícil nas florestas tropicais, com os seus corpos muito pequenos e as mandíbulas sólidas para mastigar alimentos muito duros”, explicou o autor principal principal do estudo.

Os cientistas envolvidos nesta investigação defendem que o seu estudo ajuda a fornecer informações sobre a dieta que era seguida pelos humanos que vivam nas florestas tropicais do Sudeste Asiático naquela época.

Através do consumo de alimentos vegetais crus e carnes secas, os caçadores que viviam nesta região podem ter-se adaptado ao ambiente economicamente desafiador, salientam. “Este estudo diz-nos muito sobre os desafios enfrentados pelos primeiros humanos que viveram na ilha do Sudeste Asiático.”

ZAP // EurekAlert

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.