/

Tanto tempo sem uma Grande Guerra é uma aberração estatística

4

Estamos num período prolongado de paz ou à beira de uma grande guerra? Um novo estudo calculou a probabilidade de ocorrerem conflitos no futuro a curto prazo.

Em comparação com os últimos seis séculos, desde o fim da Segunda Guerra Mundial houve poucas guerras em larga escala. Os investigadores dos conflitos bélicos referem-se à época atual como uma “paz prolongada”, que deu início a uma nova era livre de conflitos.

Mas, segundo sustenta um novo estudo, citado numa análise da revista Science, a nossa paz relativa é apenas uma aberração estatística, e outra grande guerra pode estar mesmo aí ao virar da esquina.

Antropólogos e cientistas políticos defendem que um conjunto de desenvolvimentos durante o século XX reduziram o risco de conflitos em larga escala entre países, incluindo a expansão da democracia, a maior interdependência económica e a ameaça de aniquilação nuclear mútua.

Mas, para avaliar se estamos realmente a caminho de um período de verdadeira harmonia, o cientista Aaron Clauset, especialista em estatística da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, recorreu ao banco de dados do projeto The Correlates of War Project, amplamente usado em estudos na ciência política.

Esta base de dados colige o ano de início e o número de mortos dos cerca de 95 conflitos internacionais importantes que deflagraram entre 1823 e 2003.

No âmbito do seu estudo, publicado a semana passada na revista Science Advances, Clauset desenvolveu uma série de modelos computacionais para analisar os dados do ponto de vista estatístico, encontrar tendências e calcular o intervalo normal de flutuação – tanto das mortes em combate quanto dos anos de intervalo entre conflitos.

O especialista descobriu que a carnificina da Segunda Guerra Mundial não foi uma anomalia estatística: o número de vítimas está no intervalo dos números esperados para as mortes numa grande guerra.

Clauset descobriu também que, do ponto de vista estatístico, passar várias décadas sem uma grande guerra não é um evento raro, mas que infelizmente, ao mesmo tempo, a paz mais duradoura pode ser bruscamente interrompida por um grande conflito.

E segundo concluiu o cientista, para que a espécie de “paz prolongada” que actualmente vivemos (se a tomarmos como a ausência de grandes conflitos internacionais) não seja uma mera anomalia estatística, temos que estar pelo menos mais 100-140 anos sem um conflito tão gigantesco como a Segunda Guerra Mundial.

Algo que, diga-se, já pareceu mais provável do que tem parecido nos últimos tempos.

4 Comments

  1. huh… o mundo está em paz? Desde quando? Há é guerras pequenas em todo o lado sem as duas grandes potencias atacarem uma à outra directamente. Proxy Wars. Enfim, má noticia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.