A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde abriu um inquérito à morte de uma adolescente de 14 anos que foi assistida por duas vezes no Centro de Saúde de Castro Daire, em Viseu, onde lhe diagnosticaram uma “pequena constipação”.
O Director do Agrupamento dos Centros de Saúde Dão Lafões, a que pertence o Centro de Saúde de Castro Daire, confirma ao Jornal de Notícias que a Inspecção Geral de Actividades em Saúde está a investigar o que aconteceu.
O jornal conta que a jovem de 14 anos foi por duas vezes ao Centro de Saúde, sendo sempre enviada para casa. Acabou por morrer nesta segunda-feira de madrugada.
A primeira ida às urgências aconteceu na passada sexta-feira, tendo o primeiro médico que a viu concluído que o seu mal era uma constipação.
Durante o fim-de-semana, a condição da jovem piorou e no domingo, os pais levaram-na novamente às urgências.
“Este segundo médico viu a medicação e mandou-a para casa, dizendo-lhe que era uma pequena constipação e que ia passar“, refere no JN o tio da adolescente, José Pinto, lamentando que o clínico viu a sobrinha “a despachar”.
Durante a madrugada de segunda-feira, a jovem começou a deitar sangue pelo nariz e pela boca, manifestando dificuldades em respirar e apresentando dores fortes nas costas.
O INEM ainda foi chamado, mas a adolescente acabou por morrer antes da chegada da assistência médica, conforme relata o JN.
A família da jovem está agora a pensar avançar com um processo em tribunal contra o Centro de Saúde.
Que tremenda tragédia! Qual seria a doença da jovem para morrer assim? Seria uma Pneumonia? Que horror, meu Deus!
Os meus pesâmes à família enlutada!
Não se pode deixar passar estes erros médicos e incompetência, queixa em tribunal é o caminho.
Primeiro façam a autópsia e depois as críticas!
Os meu pêsames à família!