Investigada morte de criança diagnosticada com uma constipação

(dr) Hospital de São João

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde abriu um inquérito à morte de uma adolescente de 14 anos que foi assistida por duas vezes no Centro de Saúde de Castro Daire, em Viseu, onde lhe diagnosticaram uma “pequena constipação”.

O Director do Agrupamento dos Centros de Saúde Dão Lafões, a que pertence o Centro de Saúde de Castro Daire, confirma ao Jornal de Notícias que a Inspecção Geral de Actividades em Saúde está a investigar o que aconteceu.

O jornal conta que a jovem de 14 anos foi por duas vezes ao Centro de Saúde, sendo sempre enviada para casa. Acabou por morrer nesta segunda-feira de madrugada.

A primeira ida às urgências aconteceu na passada sexta-feira, tendo o primeiro médico que a viu concluído que o seu mal era uma constipação.

Durante o fim-de-semana, a condição da jovem piorou e no domingo, os pais levaram-na novamente às urgências.

“Este segundo médico viu a medicação e mandou-a para casa, dizendo-lhe que era uma pequena constipação e que ia passar“, refere no JN o tio da adolescente, José Pinto, lamentando que o clínico viu a sobrinha “a despachar”.

Durante a madrugada de segunda-feira, a jovem começou a deitar sangue pelo nariz e pela boca, manifestando dificuldades em respirar e apresentando dores fortes nas costas.

O INEM ainda foi chamado, mas a adolescente acabou por morrer antes da chegada da assistência médica, conforme relata o JN.

A família da jovem está agora a pensar avançar com um processo em tribunal contra o Centro de Saúde.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que tremenda tragédia! Qual seria a doença da jovem para morrer assim? Seria uma Pneumonia? Que horror, meu Deus!
    Os meus pesâmes à família enlutada!

RESPONDER

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …