Afinal, estão retidas na Colômbia 2.200 toneladas de pernil

10

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela afirmou que 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia, depois de ter acusado Portugal de sabotar o Natal do país, por falta deste alimento tradicional que prometeu distribuir ao povo.

“Informo à Venezuela que as 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia”, disse, esta quinta-feira, o ministro venezuelano da Agricultura Urbana, Freddy Bernal, numa mensagem publicada na sua conta do Twitter, destacando que a sabotagem é dos EUA “ao congelar as contas dos que vendem comida ao país”.

De acordo com Bernal, “o governo colombiano mantém há sete dias os pernis retidos na fronteira de Paraguachón”, entre La Guajira e o estado venezuelano de Zulia.

O ministro venezuelano da Agricultura Urbana é também responsável pelo sistema de distribuição de alimentos, os denominados Comités Locais de Abastecimento e Produção, e referiu, numa outra mensagem, que “60% do pernil que até agora foi distribuído foi graças à compra feita aos produtores nacionais”.

Para o governante, “a percentagem programada foi sabotada” pelos EUA e pelos “seus aliados comerciais no mundo”.

Na passada quinta-feira, Nicolás Maduro acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco, depois de Caracas ter feito um plano de importação e acertado os pagamentos.

Foram vários os venezuelanos que saíram para as ruas em protesto contra o Governo pelo incumprimento da promessa de distribuir pernil de porco na época do Natal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, rejeitou a acusação de sabotagem, frisando que Portugal é uma economia de mercado em que o Governo não interfere nas relações entre empresas.

Entretanto, a empresa agroalimentar Raporal informou que a Venezuela deve cerca de 40 milhões de euros às empresas portuguesas fornecedoras de pernil de porco àquele país, dos quais 6,9 milhões lhe são devidos.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

10 Comments

  1. Aqui está o diabo em pessoa. Comunista estalinista, seguidor do estalismo e da exterminação dos povos pela fome ( ver ucrânia… 6 milhões). Viado e aberração da palavra homem… Em poucos anos o comunismo/socialismo da venezuela, passou do país mais rico da américa latina, para um país miserável e ditadura de exterminação do ser humano. O socialismo no seu “melhor”…… Socialismo/comunismo é a lepra moderna.

    • Ahahaha!…
      “passou do país mais rico da américa latina”…
      País mais rico de onde?!
      Quando foi isso?
      A Venezuela sempre foi um país miserável!!

      • Antes de estar na mão dos comunistas, “inteligente”!!! Isto é antes de Chavez e Maduro. Informa-te e compara o que era e o que é . Assim como a tua amada Cuba, antes da revolução dessa bullshit comunista (nem falo no nome desses nojentos assassinos),
        e hoje! Eu estou falando em termos comparativos e de acordo com estudos económicos. Já que te achas tão espertinho, então informa-te melhor…

        • Mas afinal vais responder ou vens, mais uma vez, fazer jus ao teu nome?!
          Coloca lá esses “estudos económicos” que mostram a Venezuela como o “país mais rico da américa latina”!
          Estamos à espera!…
          .
          A Venezuela alguma vez esteve na “mão dos comunistas”?!
          Quando foi isso?
          O Chavez e o Maduro eram/são comunistas?!
          A sério?!… nota-se que estás muito bem informado!…
          O Chavez nem tanto, mas o Maduro é apenas um ditador alucinado!!
          Curiosamente nenhum deles fez parte do Partido Comunista da Venezuela (PCV)), que, coitado, tem uma votação irrisória – tipo 1% dos votos!…
          .
          “como na tua amada Cuba”…
          Mas aqui alguém falou em Cuba?
          Enfim… com “argumentos” desta categoria, está tudo dito…
          .
          Mas, quando tiveres esses “indicadores económicos” do paraíso na terra que era Venezuela antes do Chavez, mostra!!

          • Oh pá, não jogo partida de xadrez com “pombos”, ainda por cima esquerdopatas comunas.
            A venezuela é uma “democracia” onde se assassinam os opositores do regime e onde o povo já nem no lixo tem comida… no teu conceito, que queres… O Viado Maduro, nem Venezuelano é. No teu ponto de vista a Venezuela de hoje é um “paraíso”. Discutir com um comuna é a maior perda de tempo, geralmente sofrem de DCC!

          • Eh lá… olha que “acordou” do coma!…
            Aqui, continuamos à espera desses “estudos económicos” que mostram a Venezuela como o “país mais rico da américa latina”!…
            Se perdeste os “estudos”, pode ser só o(s) ano(s)…
            .
            Sim, e no meu “ponto de vista”, a Venezuela de hoje é uma ditadura com um louco alucinado no comando!
            Um grande otário, portanto…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.