/

Descoberta em Valência uma perfumaria romana do século III

1

Daderot / wikimedia

Frascos de perfume romanos no Museu Spurlock, na Universidade de Illinois, EUA.

Arqueólogos espanhóis encontraram uma antiga perfumaria romana em pleno centro histórico de Valência, no âmbito de obras para construção de um hotel.

Os restos arqueológicos, que datam do século III, foram encontrados em plena Praça Manises, em Valência, Espanha, por mero acaso, quando os trabalhadores das obras de reabilitação do Palácio Vallier, que vai ser transformado num hotel de cinco estrelas, faziam escavações para a instalação do futuro elevador do edifício.

Foram descobertas várias estruturas do que terá sido uma perfumaria romana, incluindo paredes, pavimento e pequenos frascos de vidro, avança o jornal El Mundo.

Os romanos usavam perfumes como oferendas aos deuses e no âmbito de rituais funerários. Estes perfumes eram feitos a partir de azeite e de flores maceradas e eram muito mais espessos do que as versões modernas.

Entre os achados  está uma parede que foi construída usando a antiga técnica romana opus vittatum, que recorria a linhas horizontais paralelas de blocos de tufo alternados com tijolos, destaca o blogue especializado ArchaeologyNewsNetwork.

Foi também encontrado um pavimento feito a partir de opus signinum, outro material de construção usado na antiga Roma que era “feito de azulejos partidos em pedaços muito pequenos, misturados com argamassa, e então abatidos com um pilão”.

A par destes achados, os arqueólogos depararam-se com piscinas romanas com tubagens de chumbo para drenar a água.

Na mesma zona, foi descoberto um esqueleto de uma mulher da época dos Visigodos que teria cerca de 25 anos e que terá vivido entre os anos 250 e 750 depois de Cristo. Para já, “desconhece-se se se trata de uma sepultura isolada ou se poderá fazer parte de um espaço funerário mais amplo”, refere o jornal espanhol.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Olá senhores, escrevo do Brasil!
    Estou a escrever um livro, que neste momento o Arqueólogo e protagonista do mesmo, encontra-se em Valência – Espanha em 1953. Gostaria de saber se naquele ano (1953) havia alguma escavação arqueológica em Valência ou em algum sítio arqueológico no entorno?
    Por enquanto, muito obrigado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.