Um juiz norte-americano está a recorrer a uma táctica original para lidar com os condutores embriagados que chegam à sua sala do Tribunal: obrigando-os a instalar a app da Uber ou do Lyft, para evitarem repetir o erro no futuro.
É assustador ver a quantidade de pessoas que continuam a conduzir embriagados, sem estar em condições para isso – ou, pior ainda, as que insistem em continuar a escrever SMS ou falar ao telemóvel enquanto conduzem.
Mas Michael Cicconetti, juiz no Ohio, encontrou uma solução muito prática.
Segundo a Ars Technica, o juiz tem sentenciado os condutores embriagados a instalar a app da Uber ou Lift, e não é apenas um mero pró-forma. Os condutores são mesmo obrigados a concluir o registo e introduzem os dados dos seus cartões de crédito, para garantir que poderão recorrer às apps sem nenhum impeditivo.
Segundo o magistrado, ter a app de uma destas empresas à mão será sempre uma excelente forma de relembrar que há uma alternativa fácil, à distância de um toque, para quem não estiver em condições de conduzir.
A ideia, espera o juiz, é que da próxima vez que estes condutores se encontrem nessa situação, se lembrem de que sairá muito mais barato fazer a viagem de Uber do que se arriscarem a ser apanhados novamente a conduzir embriagados e/ou provocarem um acidente que provoque feridos graves ou vítimas mortais.