O Banco de Portugal está a trabalhar na certificação de abertura de contas bancárias através de canais digitais, para que seja possível abrir uma conta totalmente à distância, uma possibilidade reivindicada pelos bancos que operam em Portugal.
Actualmente, já são cada vez mais as instituições que permitem subscrever produtos ou serviços bancários online ou mobile, mas ainda não é possível a um cliente abrir uma conta à distância.
Ou seja, há uma parte do processo de abertura de uma conta bancária que já é possível ser feita por canal digital, como preenchimento de documentação com identificação do titular da conta, o tipo de depósito contratado e condições de movimentação.
Contudo, até agora, para concretizar a operação é sempre necessária a presença física do cliente titular da conta ou de um representante. Nomeadamente, há a necessidade de comprovar a identificação do cliente mediante a apresentação de documentos originais ou de cópias certificadas.
De acordo com fontes do sector contactadas pela Lusa, o Banco de Portugal está a trabalhar com as associações do sector na certificação dos mecanismos confirmatórios da identidade do cliente bancário para que os bancos passem a facilitar a abertura de conta por canais digitais.
Em causa está a assinatura electrónica, a utilização de dados biométricos e a videoconferência para identificação e autenticação digital. A certificação destes mecanismos serve para garantir que o cliente em causa é efectivamente quem diz ser, inclusivamente prevenir o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
No Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado em Maio, o Banco de Portugal dá conta dos resultados de um inquérito aos bancos sobre este tema, no qual estes referem precisamente que querem oferecer cada vez mais serviços por meios digitais e indicam que ainda há processos que não podem acontecer desse modo por impedimentos regulamentares.
Em específico, os bancos esperam uma evolução “muito significativa na digitalização da abertura de conta”.
Actualmente, em bancos estrangeiros, mas que operam de forma transnacional, já é possível abrir uma conta à distância usando algumas destas funcionalidades.
Por exemplo, o banco alemão N26 – uma fintech, ou empresa emergente da área financeira, que já tem autorização do Banco de Portugal para operar, anuncia a abertura de uma conta em apenas oito minutos e totalmente à distância.
// Lusa
Ah?!
Eu abri uma conta online no ActivoBank (na altura ActivoBanco7) em 2009 e nunca tive que lá ir (fisicamente) – até porque na altura (acho) que só tinham balcão em Lisboa!
Aliás, uso diariamente essa conta desde 2009 e NUNCA fui a nenhuma sucursal do ActivoBank!!
Portanto, essa parte não está correcta!
Caro Eu!,
Obrigado pelo seu reparo.
Tivemos essa dúvida precisamente (em relação ao ActivoBank), mas demos como boa a informação da Lusa.
Já agora, não será que tinha na altura ou tinha tido antes conta no BCP?
Por acaso tinha uma conta no BCP – que fechei quando abri no ActivoBank!
No BCP começaram cobrar comissões e eu procurei logo uma alternativa grátis – que acabou por ser do mesmo grupo.
Mas foi tudo tratado online e pelo telefone (e tive que enviar documentação por correio).
Nunca tratei de nada (relativamente à abertura da conta no ActivoBank) directamente no BCP.