Os trabalhadores que escavavam um túnel para a construção de uma nova linha de metro, em Los Angeles, nos EUA, descobriram um osso de uma antiga preguiça gigante que habitou na zona, na Idade do Gelo.
Segundo informou a MTA – Autoridade de Transportes do Metropolitano de Los Angeles, o osso da zona da articulação da anca foi descoberto no passado dia 16 de Maio, numa camada de argila arenosa, enquanto os trabalhadores procuravam abrir caminho para a nova linha de metro, conforme reporta a Fox News.
Os paleontólogos que analisaram o fóssil acreditam que pertence a uma preguiça de solo de Harlan, uma espécie que vivia na zona de Los Angeles há cerca de 11 mil anos.
Conhecida cientificamente por Paramylodon harlani ou Glossotherium harlani, esta preguiça podia atingir os três metros de altura, quando levantada, e pesava mais de 1000 quilos.
Estes estranhos mamíferos são parentes directos das preguiças actuais, mas eram muito maiores. Podiam atingir o tamanho de um elefante e as suas garras chegavam aos 50 centímetros de comprimento.
Foi Thomas Jefferson, antes de se tornar presidente dos EUA, que descobriu o primeiro fóssil de uma preguiça gigante na América do Norte, em 1799. Em sua honra, foi baptizado de Megalonyx jeffersonii.
Os Megalonyx fazem parte da mesma família dos gigantes Megatherium que migraram da América do Sul para a América do Norte e que podiam atingir os 4 metros de altura.
Nas escavações do metro de Los Angeles, foi também encontrado um resto de um osso de um bisonte extinto. Noutras escavações, já tinham sido descobertos ossos de camelos e dentes de mastodontes.
Uma preguiça gigante tenho eu que não me apetece fazer nadaaaaaa…