O cão de raça Rottweiler que em abril atacou uma criança em Matosinhos vai ser entregue a uma equipa cinotécnica policial caso vingue uma proposta do veterinário municipal ao Ministério Público, adiantou esta terça-feira à Lusa fonte da câmara local.
Segundo esta fonte, após o período de quarenta a que o animal esteve sujeito no canil municipal, o veterinário propôs ao Ministério Público (MP) a sua entrega à PSP ou GNR.
A 25 de abril, o cão de raça Rottweiler, atacou uma criança de quatro anos, em Matosinhos, que posteriormente foi transportada para o Hospital de São João, no Porto, onde foi submetida a duas cirurgias.
O dono do animal estaria a passear o animal sem trela e sem açaime, tendo sido chamado à atenção por transeuntes. Foi então que “o homem se insurgiu contra as pessoas” e o cão – que “por lei deve andar com açaime e trela” – atacou pela primeira vez a criança de quatro anos, contou na altura fonte policial.
Após o primeiro ataque, o pai da criança terá começado a tirar fotografias e “o indivíduo insurgiu-se e agrediu-o”, pelo que “o cão atacou novamente a criança”, que sofreu ferimentos no couro cabeludo, ombro e mãos.
O dono do cão foi presente ao Tribunal de Matosinhos a 26 de abril, tendo ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência por decisão do MP. Nos dias seguintes ao ataque começou a circular na Internet uma petição contra o abate do animal, que já conta com mais de 23 mil assinaturas.
// Lusa
Os Rottweiler, são cães de guarda meigos muito chegados ao seu dono. São uma raça fantástica, tem é que ter donos à altura, que os respeitem e saibam educar, e que não lhes espicacem a agressividade natural, muitos destes jovens tem este estilo de cães para se pavonear.
Claro que qualquer animal (de qualquer raça) pode morder, e por vezes, quando menos se espera
Este rapaz é que não tem capacidade para ter um caniche muito menos um Rottweiler.
Mas atenção que os caniches mordem e muito …