A entrada no fim-de-semana foi atribulada para os habitantes de Dallas, que inesperadamente ouviram tocar o sistema de alerta por toda a cidade. Só que em vez de uma emergência real, foi apenas a forma que alguns hackers encontraram para se divertir.
Um ou mais hackers conseguiram entrar no sistema de controlo das sirenes de emergência da cidade de Dallas, no Texas, Estados Unidos, e fizeram tocar as 156 sirenes espalhadas pela cidade entre as 23:40 de sexta-feira e as 1:20 de sábado.
O sistema é normalmente usar para alertar os habitantes da aproximação de tornados ou outras emergências globais.
Mas desta vez, tendo acontecido após o ataque dos EUA que destruiu uma base aérea na Síria, houve quem pensasse que pudesse ser algum tipo de retaliação e imaginasse que estava iminente um ataque com bombas ou mísseis.
O episódio vem relembrar que a questão da segurança digital não se limita aos computadores pessoais e dispositivos móveis, e que é de importância crítica que as próprias infraestruturas das cidades – que também vão ficando cada vez mais “inteligentes”, mas não necessariamente seguras – também a tenham em consideração.
Fazer tocar as sirenes pode ter sido apenas um sinal de despertar para esta questão, pois se desta vez não houve consequência de relevo – além de alguns texanos assustados, da próxima vez as coisas poderão não ser assim tão inócuas.