Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão a afundar-se a um ritmo extremamente rápido.
Cientistas do JPL – Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA, examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética, InSAR, e concluíram que algumas áreas do vale San Joaquin estão a afundar-se.
Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderá ter sido causado por bombeamento excessivo de águas do subsolo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.
Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, a Califórnia sofre de período de seca histórico, que começou há alguns anos, o que agrava o problema.
Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, junto às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilómetros quadrados, que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 4 metros.
Em geologia, geografia e topografia, subsidência é o movimento de uma superfície – geralmente a superfície da Terra – à medida que se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.
“Podemos normalmente ver o impacto da chuva sobre a subsidência, mas estamos a enfrentar um défice de água subterrânea há já algum tempo, pelo que é previsível que venha a passar ainda muito tempo até que os reservatórios possam estar cheios”, explicou Tom Farr, co-autor da pesquisa realizada pelo JPL.
// Sputnik News / JPL
E qualquer dia vamos cair todos em buracos de reservatórios de petróleo vazios!