Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Korean Central Television / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a 13 de fevereiro.

O cadáver de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, está no centro de uma batalha diplomática entre a Coreia do Norte e a Malásia.

A Coreia do Norte opôs-se à realização da autópsia pelas autoridades malaias, enquanto a Malásia tem resistido em entregar o corpo sem a obtenção de amostras de ADN e a confirmação de parentes próximos.

A delegação norte-coreana inclui Ri Tong Il, o ex-embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas.

Ri Tong Il disse hoje aos repórteres, em frente da embaixada da Coreia do Norte, que os diplomatas estão na Malásia para recuperar o corpo e a libertação de um norte-coreano preso no caso.

O embaixador disse que a delegação também quer “o desenvolvimento de uma relação amigável” entre a Coreia do Norte e Malásia.

O procurador-geral da Malásia revelou hoje que as duas mulheres consideradas suspeitas da morte do meio-irmão de Kim Jong-un vão ser acusadas de homicídio na quarta-feira.

O procurador-geral da Malásia, Mohamed Apandi Ali, afirmou que a acusação contra a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong implica a pena capital caso sejam condenadas.

O procurador-geral confirmou que as duas mulheres vão ser acusadas através de uma mensagem de texto enviada à Associated Press.

Outros dois suspeitos do assassinato, ocorrido a 13 de fevereiro, foram detidos – um cidadão malaio, que foi libertado sob fiança, e um norte-coreano que permanece sob custódia policial.

Kim Jong-nam morreu a caminho do hospital em Kuala Lumpur, depois de ter sido atacado com uma alta dose do químico VX, um poderoso agente nervoso.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.