Um fotógrafo americano decidiu recolher dez mil garrafas de plástico para recriar um mundo onde as sereias são vítimas da poluição nos mares.
O despejo de garrafas e outros produtos feitos de plástico provoca não só uma grande quantidade de lixo nos oceanos como liberta toxinas que podem afetar a vida marítima, o meio ambiente, a qualidade da água e até do ar.
Por exemplo, se imaginarmos que um americano médio consome cerca de 167 garrafas por ano, basta fazermos as contas para perceber a quantidade obscena de plástico que é atirada atualmente nos nossos mares.
Foi o fascínio pela água e a preocupação com o futuro do nosso ambiente que moveu o fotógrafo Benjamin Von Wong a recolher dez mil garrafas de plástico para realizar o seu último ensaio fotográfico: “Mermaids Hate Plastic” (“Sereias odeiam plástico” na tradução para português).
O título anuncia o que o ensaio em si pretende mostrar: como se as sereias estivessem a afogar-se fora de água, graças a um mar repleto de garrafas.
E porquê dez mil garrafas? Porque essa é, em média, a quantidade consumida e deitada fora por um americano quando chega aos 60 anos de idade.
Se gosta de estar na água, tanto como gosta de viver num mundo sem poluição, assine a petição criada especialmente pelo fotógrafo em defesa da reciclagem.
ZAP // Hypeness