//

Nave russa Progress pode estar perdida no espaço

Jeff Williams / NASA

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional

A nave espacial russa Progress MS-04, que ia abastecer a Estação Espacial Internacional, pode estar perdida no espaço, segundo revelou uma fonte da Roscosmos citada pela imprensa russa.

Em entrevista à RIA Novosti, um porta-voz da agência espacial russa Roscosmos disse que o veículo terá ficado descontrolado após a perda da telemetria, cerca de seis minutos após o seu lançamento para o espaço, a bordo de um foguete Soyuz.

“A ausência da telemetria pode indicar que a nave espacial Progress está a viajar sem controle, e o seu acoplamento à Estação Espacial Internacional será impossível“, acrescentou o porta-voz.

Pouco tempo depois destas declarações, agentes da Roscosmos relataram que fragmentos da Progress MS-04 terão caído em Tuva, na Sibéria, e que uma equipa de buscas foi enviada para a região.

A nave perdida, que em princípio estará destruída, levava 2.6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pela astronauta norte-amerciana Peggy Whitson, pelo cosmonauta russo Oleg Novitskiy e pelo francês Thomas Pesquet.

A astronauta americana, que fará 57 anos durante a missão, é a mulher mais velha a viajar ao espaço, e foi a primeira mulher a comandar a ISS – algo que faz agora pela segunda vez.

A equipa partiu no dia 17 de novembro para a Estação Espacial numa nave russa Soyuz, a partir do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.