Uma falha na “Grande Firewall da China” fez com que milhões de internautas fossem ironicamente reencaminhados para a página inicial de uma empresa norte-americana especializada em ajudar pessoas a evitar a censura de Pequim à rede.
Esta semana, centenas de milhões de pessoas que tentavam visitar os sites mais populares da China, acabaram por ser redireccionados para a Dynamic Internet Technology (DIT). Esta é uma empresa que vende aos utilizadores chineses serviços por medida contra a censura online.
Consta que um erro humano seja a provável causa deste erro. Segundo especialistas, a avaria pode ter sido resultado de um ataque de hackers.
A DIT está ligada ao Falun Gong, um grupo espiritual banido na China que foi responsabilizado por ataques de hackers no passado.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Qin Gang, disse apenas ”Eu não sei quem fez isso ou de onde veio, mas o que eu quero salientar é o que isso nos faz lembrar mais uma vez que a manutenção da segurança da Internet precisa de uma fortalecida cooperação internacional. Isso mostra mais uma vez que a China é uma vítima de hackers.”
O Centro Estatal de Informação da Rede de Internet da China (CIRIC) disse que “o ataque” à Internet do país está sob investigação.