O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram um novo acordo de paz. A informação foi divulgada pelo porta-voz da equipa de negociação das FARC.
“Vamos anunciar os avanços dos últimos dias e que alcançamos um novo acordo”, disse o porta-voz, citado pelo portal El Heraldo. O novo pacto substituirá o acordo anterior, que foi rejeitado pelos colombianos no plebiscito realizado em outubro passado.
Com o fracasso da consulta popular, as duas partes mantiveram intensas negociações em Havana durante nove dias. A implementação dos acordos de paz entre o Governo e as FARC foi suspensa depois de 50,21% da população colombiana ter votado contra. Os restantes 49,78% foram a favor do acordo de paz.
“O Governo nacional e as FARC, atendendo ao clamor dos colombianos de concretizar o seu desejo de paz e reconciliação, chegaram a um novo acordo final para o fim do conflito armado que integra mudanças, esclarecimentos e contribuições de diversos setores sociedade que revisamos uma a uma”, afirmaram numa declaração conjunta este sábado, em Havana.
As partes convocaram os colombianos e a comunidade internacional “para acompanhar e apoiar este novo acordo”, de modo a que possa ser implementado rapidamente e “deixar a tragédia da guerra no passado”.
O Governo colombiano e as FARC trabalham há quatro anos para pôr um fim ao confronto armado que se arrasta há mais de meio século.
ZAP / Sputnik News