Foi divulgado um registo de áudio exclusivo no qual se ouve a primeira-ministra britânica a alertar que o Brexit poderia levar a uma fuga das empresas do país.
Numa conversa privada com membros do banco Goldman Sachs, agora revelada pelo The Guardian, Theresa May mostrou os seus receios com a possível saída do Reino Unido da UE.
Na gravação, feita um mês antes do referendo, a atual primeira-ministra britânica alerta para o facto das empresas poderem fugir do país com a vitória do Brexit.
Uma postura que, segundo o jornal inglês, contrasta muito com a atitude que assumiu durante toda a campanha pelo Brexit, com discursos públicos a mostrar que estava contra a permanência.
A audiência com o banco de investimento aconteceu no final de maio, numa altura em que era ainda ministra do Interior.
De acordo com o The Guardian, May deixou claro que estava na altura de o Reino Unido liderar o bloco europeu e que esperava que os ingleses olhassem para o futuro em vez do passado.
A sucessora de Cameron mostrou-se ainda preocupada com os efeitos do Brexit na economia nacional, considerando que “fazer parte de um bloco de trocas de 500 milhões é muito importante”.
“Se não estivermos na Europa, vão existir firmas que vão pensar ‘precisamos de desenvolver a nossa presença na Europa em vez do Reino Unido?’. É por isso que acho que há benefícios definitivos em termos económicos”, afirmou.
Estas preocupações parecem ter-se desvanecido, tendo em conta a posição da primeira-ministra nas últimas semanas, escreve o jornal.
Numa conferência recente do Partido Conservador, May afirmou que pretende reduzir a imigração e que não vê problemas em fazer disso uma prioridade em vez do mercado comum europeu.
ZAP
Mais uma hipócrita que quiz poder. Esta europa está mesmo podre.