O Presidente dos EUA pretende vetar um projeto de lei aprovado pelo Congresso que permite às vítimas do 11 de setembro interpor processos judiciais contra a Arábia Saudita pelo alegado envolvimento nos atentados de 2001.
De acordo com o projeto de lei, os familiares das vítimas do atentado do 11 de setembro poderiam processar Governos estrangeiros, suspeitos de apoiarem atos de terrorismo contra os Estados Unidos, nomeadamente o saudita.
O projeto de lei foi aprovado, na sexta-feira passada, no Congresso dos Estados Unidos – sendo que o presidente tem dez dias para exercer o veto.
“O Presidente está convencido e, por isso, posso antecipar que vai vetar o projeto de lei”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, alertando para “as consequências” para a diplomacia norte-americana, para as empresas e para a segurança nacional se o projeto fosse transformado em legislação.
No entanto, o veto presidencial pode ser anulado se dois terços dos congressistas, em cada câmara, votarem contra a decisão de Obama.
Nos Estados Unidos, muitos acusam diretamente a Arábia Saudita de envolvimento com os extremistas islâmicos da Al Qaeda na preparação dos ataques que ocorreram em Nova Iorque, embora as ligações nunca tenham sido comprovadas.
A Arábia Saudita já ameaçou vender os ativos financeiros norte-americanos no país – que atingem os 750 mil milhões de dólares – se a medida for eventualmente aprovada e aplicada.
BZR, ZAP / Lusa