O sobrinho do coronel Sanders, fundador do Kentucky Fried Chicken (KFC), revelou uma receita de ervas e especiarias, escrita à mão, que acredita ser a receita secreta do famoso frango frito que é a assinatura do KFC.
A descoberta foi revelada por acaso, numa reportagem sobre Corbin, a pequena cidade no Kentucky onde nasceu o fundador da rede de restaurantes, o coronel Harland Sanders, e onde o primeiro frango KFC foi servido há mais de 75 anos.
De acordo com o Chicago Tribune, um dos ingredientes-chave é a pimenta branca – parente aromática da pimenta normal, mas sem a pele escura.
Durante a reportagem, o sobrinho do coronel Sanders, Joe Ledington, de 67 anos, mostrou uma receita escrita à mão enquanto folheava um álbum de recortes de família.
“Esta é a receita original de 11 ervas e especiarias supostamente tão secreta”, revela Ledington.
Numa entrevista posterior, no entanto, o sobrinho do coronel Sanders pareceu já ter menos certezas sobre a autenticidade da receita – ou arrependeu-se de ter divulgado a receita.
Segredo continua bem guardado
A KFC insiste no entanto que o segredo da empresa, o KFC Original Recipe Chicken, continua bem guardado.
“Muitas pessoas fizeram afirmações como essa ao longo dos anos, mas nunca ninguém mostrou precisão – e este também não”, afirma a empresa em comunicado citado pelo New York Times.
A rede faz uma publicidade intensa à sua receita secreta, afirmando que esta está guardada de forma segura num cofre e é transportada num veículo blindado.
No entanto, muitas receitas online garantem reproduzir o sabor do famoso frango frito do KFC.
A receita obtida pelo Chicago Tribune pode não ser precisa, mas, segundo o jornal, fica muito próxima do sabor original.
O Chicago Tribune testou a mistura de condimentos e comparou-a com o produto original do KFC, garantindo que ficou “virtualmente indistinguível da porção comprada no KFC”.
Por sua vez, um jornal de Louisville, Kentucky – onde fica a sede da KFC, que supervisiona restaurantes em mais de 18 mil locais por todo o mundo – mostrou-se cético.
“Demasiada paprika”, opinou um repórter do Courier-Journal. “Tenho que concordar com o KFC neste assunto”, completou.
ZAP