A empresa que domina 63% do mercado nacional desceu os preços, justificando a decisão com a “política comercial”.
A Tabaqueira, empresa responsável por algumas das marcas mais vendidas em território nacional, decidiu descer o preço dos maços nos últimos dias.
Segundo a TSF, a fabricante, que domina 63% do mercado, aproximou os preços daqueles que estavam em vigor antes do aumento de impostos previsto no último Orçamento do Estado.
No geral, são menos dez cêntimos em maços de marcas como a Marlboro, SG, Chesterfield, L&M, Philip Morris e Português.
A descida justifica-se com a “política comercial” da empresa e varia, naturalmente, conforme o preço final pago pelo consumidor.
A presidente da Associação de Armazenistas de Tabaco, Helena Manuel, recorda que, depois do último OE, a Tabaqueira tinha sido a única grande empresa a refletir nos fumadores o aumento de impostos.
Em declarações à rádio, a responsável sublinha que esta decisão deve ser encarada como uma estratégia de concorrência entre as três maiores empresas da indústria – Tabaqueira, Imperial e JCI – numa altura em que há fabricantes pequenos que estão vender tabaco a “preços muito baixos”.
A partir do dia 1 de julho, todos os maços têm de ter refletido o imposto inscrito no Orçamento do Estado para 2016, escreve a TSF.
ZAP