/

A civilização mais antiga do mundo é ainda mais antiga do que se pensava

11

Sara jilani / Wikimedia

Sítio arqueológico de Harappa

Sítio arqueológico de Harappa

Uma equipa de geólogos e arqueólogos da Índia descobriu que a cultura do Vale do Indo, que se considerava ser uma das civilizações mais antigas do mundo, apareceu na realidade ainda mais cedo do que se pensava.

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, a cultura do Vale do Indo existia há pelo menos oito mil anos, ao contrário dos 5.500 anos estimados até agora. Segundo as estimativas obtidas pelos autores do novo estudo, a referida civilização supera o Antigo Egipto e Mesopotâmia em antiguidade.

Os cientistas conseguiram determinar a idade da cultura do Vale do Indo após terem submetido fragmentos e ossos encontrados na localidade de Bhirrana a várias análises, entre as quais a datação por carbono 14.

Além de precisar a idade dos achados, as observações desmentiram a teoria de que a queda da civilização de Harappa se possa ter devido a uma abrupta mudança climática. No entanto, a mudança da estratégia agropecuária associada à seca terá contribuído para a desurbanização e o declínio gradual das cidades.

A cultura do Vale do Indo situava-se no delta do rio Indo e tinha um grande nível de desenvolvimento cultural. As suas cidades contavam com canalização e casas de banho públicas. No entanto, esta civilização começou a sua decadência no início do século XVII a.C.

Entre as teorias que circulam na comunidade científica para explicar o seu desaparecimento, encontram-se a hipótese de mudança climática e a possibilidade de ter ocorrido após invasões de antepassados dos persas e indianos modernos.

ZAP // SN

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Mas esta civilização de Harappa também deixou testemunhos escritos, só que ainda não foram decifrados. O artigo está correcto – a ser verdade esta deverá de ser a mais antiga civilização até ao momento que se conhece.

  2. As civilizações mais antigas do mundo têm neste momento 50 mil anos, não é por ainda não terem sido descobertas que não existiram.

  3. De antiguidade não posso afirmar nada,mas …..de corrupção , a mais antiga deve ser o Brasil…e nisso sou quase doutorado ….Sou Brasileiro.

    • Estás errado, meu caro. Muito antes, mas muito antes mesmo de sequer imaginarem que existia o continente americano, já existia corrupção.

  4. Essa civilização eá mais antiga do mundo os próprios sumérios a copiaram a cultura do vale do indo, o livor do físico astronomo Sidarth, intitulado the celestial keys of vedas, indica que a civilização védica surgiu a 12,000 anos antes de cristo.

  5. Se como civilização temos 200mil anos, então muita coisa desconhecemos dos primeiros 170mil anos, Já que se diz que afinal a civilização mais antiga descoberta existiu há 30000 anos!

  6. Mais um que não sabe o que é a Síndrome do Vira-Lata. O mundo inteiro é igual, a diferença é que a maioria dos outros países não sai por aí gritando que são corruptos. Só nós brasileiros temos esta mania. É sabido que o Brasil não é o país mais corrupto do mundo. Só que eu nunca vi um cidadão daqueles países que são mais corruptos que o Brasil falarem mal de si gratuitamente, em um assunto que nada tem a ver com o Brasil ou corrupção. Mas nós brasileiros temos esse costume. É capaz de estar no meio do Pantanal, pescando, num bote com um amigo e do nada diz: “Cara, no Brasil só tem corrupto!” E volta a pescar.

  7. Bem, se é pra falar de antiguidade, a civilização que de fato antecede TODAS as outras se localiza na África do sul, perto de Mpumalanga:
    https://archaeology-world.com/the-200000-year-old-city-found-in-southern-africa-may-rewrite-history/
    Como vocês leram, ela data de 200.000 a 160.000 anos!
    Isso é sensacional pois foi nesse mesmo período em que os primeiros homo sapiens sapiens começaram a surgir!
    Embora este povo não tenha desenvolvido a escrita e o estilo arquitetónico seja bem “rudimentar, essa é de fato a mais antiga civilização já concebida!
    É claro que os preconceituosos vão negar o pioneirismo desempenhado pelos negros mas eu não ligo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.