Alegado erro informático da instituição poderá chegar aos milhares de euros. Os ex-clientes têm de autorizar a anulação da transferência, caso contrário, só os tribunais podem obrigar à devolução do dinheiro.
O Novo Banco transferiu milhares de euros para contas de ex-clientes abertas em vários bancos, por alegado erro informático, escreve esta terça-feira o jornal Público.
Em causa estão ex-clientes que fecharam as suas contas depois da medida de resolução do BES, transferindo os respetivos saldos para contas de outras instituições como, por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos.
“Confirmo que o Novo Banco transferiu o dinheiro por engano. Foi claramente um erro“, disse à Lusa fonte oficial da CGD, sem precisar, no entanto, o número exato de clientes nem os montantes envolvidos.
Além da Caixa, existem pelo menos outras duas grandes instituições envolvidas neste episódio mas, segundo o jornal, um desses bancos pediu para não ser identificado e o outro ainda não está totalmente confirmado.
De acordo com o Público, tratou-se de uma repetição de transferências realizadas em 2014, que terão sido feitas na madrugada de 23 de março. No dia 1 de abril, o Novo Banco apercebeu-se do erro e os primeiros contactos da CGD junto dos clientes visados foi feito no dia 4.
A Caixa Geral de Depósitos pediu ao clientes para se dirigirem às agências para autorizarem a devolução dos montantes ao Novo Banco, um procedimento que está a ser feito também pelas outras instituições.
Segundo o jornal, os beneficiários têm agora de autorizar a anulação da transferência e, caso não o façam, terão de justificar a origem dos montantes recebidos por escrito. A recuperação do dinheiro não é automática e só os tribunais podem obrigar à devolução do dinheiro.
ZAP