A prestação da casa vai aumentar em Janeiro tanto para as famílias com contratos de crédito indexados à taxa Euribor a seis meses como a três meses, segundo os cálculos da Deco / Dinheiro&Direitos feitos para a Lusa.
No caso de uma família com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses e um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, esta vai passar a pagar 508,45 euros a partir de Janeiro, mais 3,56 euros do que na última revisão deste crédito, em Julho.
Já para os créditos com valor, prazo e ‘spread’ iguais, mas indexados à Euribor a três meses, a prestação a pagar em Janeiro salta para os 501,57 euros, neste caso mais 3,59 euros do que na última revisão, em Outubro.
O aumento das prestações do crédito à habitação acompanha a subida ligeira que as taxas Euribor registaram em Dezembro. A média da taxa Euribor a seis meses fixou-se nos 0,343% no último mês do ano, enquanto a média da taxa a três meses passou para 0,273%.
A prestação da casa é calculada na altura da contratação do crédito e, posteriormente, revista de acordo com o prazo do indexante. A maior parte dos créditos à habitação em Portugal estão indexados à Euribor a seis meses e, portanto, são revistos a cada meio ano.
/Lusa