A Bugatti elevou as referências dos limites dos super-carros com o Chiron de 1500cv, que marca 500Km/h, mas prevê-se desde já que o seu estatuto de hiper-carro mais veloz vá ser contestado pela Aston Martin com a ajuda da equipa de F1 da Red Bull.
Embora pouco mais se saiba sobre o Project Nebula, o objectivo anunciado da histórica parceria entre as duas empresas é criar o mais veloz hiper-carro de todos os tempos, capaz de destronar o Bugatti Chiron, o carro mais rápido do mundo.
Para isso, o projecto vai recorrer a toda a experiência e conhecimento, tanto da Aston Martin, como da equipa de F1 da Red Bull.
Citado pelo The Verge, Andy Palmer, CEO da Aston Martin, diz que o hiper-carro, com o nome de código de AM-RB 001, será “um espectáculo de beleza aerodinâmica, eficiência e tecnologia de ponta”.
A grande vantagem é que os engenheiros não terão que “limitar a sua imaginação” para seguir as regras impostas na Fórmula 1, e por isso ficam abertas todas as possibilidades com que se possam sonhar – especialmente se o objectivo for superar o Chiron da Bugatti.
Lembre-se que o Chiron virá com a velocidade limitada a 420Km/h(!) para circular em estrada, mas que o facto de marcar os 500Km/h de velocidade no velocímetro não esconderá as suas aspirações quanto à sua velocidade máxima “ilimitada”.
A este ritmo, daqui por uns anos estes hipercarros começarão a entrar em terrenos que os deixam quase aptos a aventurar-se nos recordes supersónicos de velocidade em terra.
Felizmente, a grande maioria das pessoas que compra estes carros acaba por deixá-los nas garagens e circula muito raramente com eles, com muito cuidado e a velocidade muito mais moderadas.
É que, em vez de andar com um carro que custa vários milhões de dólares, mais vale comprar um “super-carro” mais acessível e económico, tipo Porsche, para as coisas do dia a dia.
ZAP / Aberto até de Madrugada