O mau tempo na Antártida continua a impedir o resgate de 74 pessoas que se encontram a bordo do navio russo Akademik Shokalskiy, preso no gelo desde o passado dia 24, informou hoje a imprensa local.
O MV Akademik Shokalskiy ficou preso no gelo a cerca de 100 milhas náuticas a leste da base francesa de Dumont D’Urville.
Na passada sexta-feira, o navio quebra-gelo chinês Xue Long (Snow Dragon) não conseguiu atravessar uma camada muito espessa de gelo e encalhou. A embarcação chinesa foi obrigada a desistir da operação de resgate.
O navio quebra-gelo australiano Aurora Australis, que partiu também em auxílio à missão científica, deveria ter alcançado o Akademik Shokalskiy na noite de domingo, mas as dificuldades para avançar vão atrasá-lo, pelo menos, até ao final do dia de hoje.
O Aurora Australis “está lentamente a abrir caminho, mas as condições meteorológicas não são boas. Há tempestades de neve e a visibilidade é muito fraca”, disse a porta-voz da Autoridade Marítima Australiana à agência local APP.
ZAP / Lusa
Encalhado na Antártida
-
6 Janeiro, 2014 Quebra-gelo americano a caminho da Antártida para ajudar
-
30 Dezembro, 2013 Mau tempo impede ainda resgate do navio científico russo preso no gelo da Antártica