Harvey fez 8 mortos e milhares de deslocados no Texas e vai a caminho do Louisiana

(dv) Zachary West / EPA

O Presidente norte-americano desloca-se, esta terça-feira, com a mulher, Melania, a Corpus Christi, no sul do Texas, para ver os efeitos do furacão Harvey, que fez pelo menos oito mortos e dezenas de milhares de deslocados.

Segundo a Casa Branca, Donald Trump, que já aplaudiu o trabalho que está a ser feito pelas autoridades locais e estaduais, aterrará durante a manhã em Corpus Christi, cidade costeira do Golfo do México e um dos primeiros locais a sofrer o impacto do furacão.

A tempestade tropical Harvey cumpriu a sua ameaça destruidora e está a causar “inundações sem precedentes” no sudeste do Texas. A pior situação regista-se agora na área metropolitana de Houston, onde residem 2,3 milhões de pessoas e a água já atingiu mais de um metro de altura.

Das 5.500 pessoas que o presidente da câmara da cidade, Sylvester Turner, disse na segunda-feira estarem divididas pelos 20 locais de acolhimento equipados, prevê-se que esse número aumente “exponencialmente”.

O Harvey tocou terra na noite da passada sexta-feira na localidade costeira de Rockport, situada a cerca de 360 quilómetros a sudoeste de Houston, como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5.

Nos últimos dias, perdeu intensidade e transformou-se numa tempestade tropical que causou “catastróficas inundações” em Houston e outros locais, onde as equipas de resgate estão a usar dezenas de helicópteros e lanchas para ajudar as pessoas que ficaram encurraladas pelas cheias.

O autarca de Houston afirmou esta noite que a polícia resgatou mil pessoas nas últimas oito horas, elevando o total para 3.052. Em conferência de imprensa, Sylvester Turner indicou estarem pendentes pelo menos 150 pedidos de resgate urgentes.

A Guarda Costeira dos EUA deu conta, por seu lado, que foram efetuados mais de três mil resgates por mar ou ar e que tem estado a receber mais de mil telefonemas por hora.

As autoridades norte-americanas informaram que em Houston mais de 100 mil clientes continuam sem energia elétrica, dada a dificuldade de acesso às zonas mais afetadas por causa das inundações.

A passagem do Harvey fez oito mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

Seis das vítimas terão morrido no condado de Harris, nos arredores de Houston, onde continuam a cair intensas chuvas e milhares de pessoas aguardam ainda a chegada de equipas de resgate. As outras duas vítimas foram referenciadas, uma em Rockport, perto do local onde o furacão tocou terra, e a segunda em Galvenston.

O governador do Texas, George Abbott, estendeu na segunda-feira a declaração de desastre a 54 de condados, adicionando mais quatro (Angelina, Trinity, Sabine e Orange), a qual facilita ao estado a gestão dos recursos essenciais para busca, salvamento e assistência.

Abbott advertiu em conferência de imprensa para a magnitude da catástrofe ao sublinhar ser necessário “aceitar uma realidade”: “Estamos ainda a começar a responder a esta tormenta”.

O Presidente norte-americano decretou o estado de emergência federal no Texas na sexta-feira à noite e, esta segunda-feira, no Louisiana, para onde se dirige agora o Harvey.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …