758 grandes contribuintes vão estar sob escrutínio do Fisco

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai fazer o acompanhamento de 758 grandes contribuintes singulares. Há 200 contribuintes com capacidade patrimonial acima de cinco milhões.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) destacou uma equipa especializada de inspetores para monitorizar a atividade financeira daqueles que auferem rendimentos muito superiores à média (750 mil euros) ou com uma capacidade patrimonial acima dos cinco milhões de euros.

Segundo o Público, os 17 investigadores do núcleo da Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) vão seguir de perto 539 pessoas com rendimentos superiores a 750 mil euros e 215 contribuintes que têm património mobiliário ou imobiliário que ultrapasse os cinco milhões.

Ao mesmo tempo, há ainda 42 que têm relações jurídicas e económicas com grandes empresas. A soma destas três situações totaliza o número de indivíduos nos 796. No entanto, como há 38 casos em que as pessoas preenchem mais do que um dos critérios, o total exato de singulares acompanhados pela UGC é de 758.

Para além destas pessoas, a unidade poderá fiscalizar casos em que há manifestação de valores semelhantes e que ainda não estão incluídos neste universo inicial, explica o jornal.

Este núcleo de funcionários já tinha sido formado há cerca de um ano. No entanto, o ano de 2018 é o primeiro completo em que a equipa de inspetores tem esta nova tarefa em mãos.

Até 2016, o papel da UGC cingia-se ao acompanhamentos das maiores empresas a operar no país, as que pagam mais de 20 milhões de euros em impostos ou têm um volume de negócios superior a 200 milhões de euros.

A discussão sobre este grupo de trabalho começou a ganhar maior expressão em Portugal no final de 2015, depois de José Azevedo Pereira, já ex-diretor do fisco, ter dito, em entrevista à SIC Notícias, ter a ideia de que a equipa dedicada à tarefa de escrutinar os contribuintes mais ricos estaria desagregada.

Com o tema em aberto, Helena Borges, diretora do fisco, viria a afirmar no Parlamento, em janeiro de 2016, que a equipa estava de pé e a funcionar na Unidade de Gestão da Relação com os Contribuintes (UGRC).

Nessa altura, o fisco já tinha identificado 240 contribuintes que, direta ou indiretamente, detinham mais de 25 milhões de euros em património e/ou cinco milhões de euros de rendimentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …