Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Biossintesis / Flickr

Bacteriófagos, vírus que podem infetar bactérias

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério).

No novo estudo, conta o site Live Science, os investigadores utilizaram um método chamado metagenómica – que consiste em analisar todo o material genético de uma comunidade de micróbios e, depois, mapear as sequências individuais encontradas em espécies específicas – para identificar os vírus.

A equipa analisou mais de 28 mil amostras do microbioma intestinal, retiradas de 28 países. Este processo revelou genomas completos para mais de 140 mil espécies de vírus que vivem no intestino humano (uma única pessoa, no entanto, carrega apenas uma fração destas espécies).

Embora vivam no nosso intestino muitos tipos de vírus, os cientistas concentraram-se em vírus que podem infetar bactérias, os chamados bacteriófagos, por serem aqueles que a ciência está ainda a tentar “descobrir o seu papel na saúde humana”, disse Luis Camarillo-Guerrero, autor principal do estudo publicado, a 18 de fevereiro, na revista científica Cell.

“Provavelmente, é seguro dizer que a grande maioria deles não nos é prejudicial, sendo simplesmente um componente integrante da microbiota do nosso corpo”, acrescentou o investigador, que concluiu recentemente um doutoramento no Instituto Wellcome Sanger, no Reino Unido.

“Como as comunidades bacterianas são um componente crítico do nosso intestino, não é difícil imaginar que os bacteriófagos possam ter um papel fundamental na manutenção de um equilíbrio saudável no nosso intestino”, disse ao mesmo site.

Porém, existem casos conhecidos em que os bacteriófagos contribuíram para certas doenças como, por exemplo, difteria e botulismo.

A equipa publicou, assim, os genomas desses vírus invasores de bactérias num novo banco de dados, chamado “Gut Phage Database“, que pode ser usado para orientar outros estudos científicos sobre estes vírus.

“Um genoma é como a planta de um organismo. A quantidade de informação que podemos extrair conhecendo apenas a sequência de ADN de um organismo é muito grande”, destacou Camarillo-Guerrero.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Melhor ‘e deixarem os virus e bacterias em paz…

    Se mexem so fazem porcaria como esses virus manipulados por lab militares… depois culpem os pobres dos animais…

  2. 70 mil novas oportunidades de negócio! Quando a loucura do covid passar já sabem onde ir procurar o próximo negócio do milénio!

  3. Está visto que isto anda tudo virado! Analisem o Tejo em Lisboa e irão encontrar triliões de vírus com tanto intestino a defecar para lá!

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …