Maior hack de sempre roubou 500 milhões de contas do Yahoo

O Yahoo anunciou esta quinta-feira que 500 milhões de contas dos seus utilizadores foram pirateadas no final de 2014, o que poderá afetar as negociações em curso para a venda do seu principal negócio.

Segundo a empresa, o pirata informático foi “apoiado por um Estado” e conseguiu obter informações pessoais, como números de telefone, endereços de email, datas de nascimento e senhas de 500 milhões de utilizadores.

A falha de segurança pode ter implicações no contrato de compra da Yahoo pelo gigante das telecomunicações Verizon, no valor de 4.800 milhões de dólares, cerca de 4.200 milhões de euros, e que aguarda a aprovação dos órgãos reguladores.

“A Yahoo está a trabalhar em conjunto com as agências de segurança. A pirataria informática apoiada por estados tornou-se cada vez mais comum na indústria tecnológica”, acrescenta a empresa, com sede em Santa Clara, Califórnia, num comunicado divulgado.

No verão, a empresa informou que estava a investigar um pirata informático denominado “Peace”, que assegurou ter os dados privados de 200 milhões de utilizadores dos serviços da Yahoo.

“Peace” vende os dados pessoais, contas de correio eletrónico e contrassenhas na denominada “dark web” (internet clandestina), com acesso anónimo e que apoia a atividade dos piratas informáticos, por um preço total de três bitcoins, o equivalente a 1.800 dólares, cerca de 1.600 euros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.