46% dos portugueses são do Benfica. Há luta renhida pelo segundo lugar

Quase metade dos portugueses são benfiquistas. FC Porto e Sporting lutam pelo segundo lugar, o top cinco é fechado Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

Segundo uma sondagem Intercampus para o Correio da Manhã, a esmagadora maioria dos adeptos de futebol em Portugal assume a sua preferência por um dos três grandes — Benfica, Sporting e FC Porto.

Mas quase metade destes fãs é adepto do clube encarnado. O clube da Luz, apurou a sondagem, recolhe a preferência de 46% dos inquiridos com mais de 18 anos. Tomando a população portuguesa nessa faixa etária como sendo de 9.8 milhões, o Benfica terá assim quase 4.5 milhões de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.

No segundo posto encontra-se o FC Porto, com 24,7% do total de adeptos inquirido, o que coloca o clube nortenho com metade dos adeptos do Benfica: 2,4 milhões de fãs, quase um quarto dos portugueses residentes maiores de idade.

Em terceiro lugar na lista de preferências dos adeptos de futebol residentes em Portugal está o Sporting, que recolhe o favor de 23,8% dos inquiridos. Apesar de não ser Campeão Nacional de futebol há 17 anos, salienta o CM, o clube de Alvalade tem quase tantos adeptos como o FC Porto: 2,3 milhões de simpatizantes.

Contas feitas, o Benfica reúne assim a preferência de um pouco mais do que o número de adeptos do FC Porto e Sporting somados. Os três grandes recolhem 94,5% da simpatia dos adeptos de futebol – cerca de 9.2 milhões de fãs.

Em quatro lugar do ranking está o Sporting de Braga, com 1,5 % de simpatizantes (147 mil adeptos), e a fechar o top cinco encontra-se o outro clube minhoto, Vitória de Guimarães, com 0,8% de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. RESUMINDO: O Benfica tem mais adeptos que Sporting, Porto, Braga e Guimarães, juntos. Que grande abada ! Que clube imenso ! Um dos maiores do mundo.

  2. Esqueceram-se do Belenenses? Vivo no interior do país e nesta zona há centenas de adeptos do Belém que a nível Nacional supera seguramente o nº de adeptos atribuídos ao Braga..
    Provavelmente a sondagem foi realizada no Minho…

  3. Mas qual a credibilidade desta empresa de sondagens (Intercampos). Reparem que foi o Correio da Manhã que encomendou esta sondagem a essa empresa. Estudei estatística e para interpretar os resultados de uma sondagem preciso, entre outras informações, qual o erro padrão e mais uma série de informações. Julgo mesmo que, a nível legal, os órgãos de comunicação social, quando divulgam os resultados de uma sondagem estão obrigados a fornecerem uma ficha técnica, onde surgem as informações em falta que atrás indiquei.
    Que tal encomendar esta sondagem, por exemplo, à CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião?

    • Tem a mesma credibilidade das demais. Se estudou estatística e sondagens como eu, decerto saberá que tudo é manipulável. E facilmente podemos chegar aos resultados que queremos. Basta falsear a amostra, ou o intervalo de confiança….

      • Completamente de acordo consigo. Dá para entender que sabe algo de estatística e só quem tem formação científica é que pode ter e difundir a sua opinião acerca de dada notícia. Muito gostava que os jornalistas, antes de publicarem este tipo de notícias, procurassem saber se ela é credível ou não; mesmo que não tenho formação nessa área (estatística), tal era possível se recorressem a um colega com esse tipo de informação pois, caso contrário estamos constantemente a ser desinformados.

        • Estatísticas e sondagens foi algo que fiz em paralelo com outros estudos. Não sendo especialista, nem pouco mais ou menos, também não ignoro completamente o assunto. Mas sei o suficiente para saber o quão fácil é manipular este tipo de “estudos”. Não foi por acaso que surgiu a imposição legal da ficha técnica, que no fundo tem lá aquilo que se quiser colocar…

  4. Por aqui se pode constatar que é urgente construir mais estabelecimentos prisionais para acudir aos normais desacatos desta maioria . Os Estabelecimentos devem ter um grande espaço de terra para as toupeiras se enfiarem.

  5. Povo de provincianos e parolos! Em vez de apoiarem as equipas das suas terras apoiam os de Lisboa e Porto! Os meios de informação dão uma ajuda importante na manutenção deste estado de coisas. Compare-se com Inglaterra, Alemanha e outros países e talvez se perceba a razão de o futebol e o desporto serem tão atrasados em Portugal.

    • Sr. Zbraitlin, em parte estou de acordo com o seu comentário mas podia não ser tão agressivo com as suas palavras como qualifica o povo português; eu sou da cidade do Porto, tinha simpatia pelo Salgueiros, que tinha o seu campo de jogos na freguesia do Porto em que vivo mas, como esse clube deixou de existir, sou da cidade do Porto, resido na cidade do Porto, sou tripeiro e sou adepto do F.C.Porto.

      • Sim. Generalizei e isso é sempre errado. Ao fazer isso, eu próprio me incluí nos “provincianos e parolos” que disse mas eu apoio o clube da minha terra, tal como o senhor. Generalizações nunca são boas, nem no futebol, nem em tudo o resto. O epíteto fica, assim, só para os que tiverem cabeça para o barrete. Um tio meu, que mora em Paranhos, também era adepto desse histórico clube, o Sport Comércio e Salgueiros.
        Bom domingo, Sr. JPA!

        • Agora sim Sr. Zbraitlin, merece os meus parabéns mas, não se inclua nos “parolos” pois, pelo que foi escrevendo dá para entender que tem cultura e, ainda mais importante do que isso, sabe reconhecer as eventuais falhas que cometa. Já agora, nunca classifique de provincianos no sentido depreciativo. Tenho naturalidade portuense e vivi 30 anos em Vila Real (Trás-os-Montes) e agora regressei à minha querida cidade do Porto. Depois da vivencia que tive com os transmontanos, compreendo cada vez melhor essas pessoas que ainda vivem no interior do nosso país; eles são tão portugueses como os que vivem no litoral, que muitas vezes os intitulo de “meninos da cidade” (Porto, Lisboa, etc.) pois nem se dão conta de que é do esforço dos poucos agricultores, que ainda existem e estão na maioria dos casos no interior do país, que os alimentos que lhes surgem nas prateleiras dos hipermercados, alguns são provenientes do interior e essas pessoas não são provincianos no sentido pejorativo. Um bom domingo para si

    • “O futebol e o desporto serem tão atrasados em Portugal”
      Tu não te enxergas?
      Estás a falar do país que é Campeão da Europa de futebol, que venceu a Taça das Nações, e que tem o melhor jogador do Mundo — ou coisa que o valha?
      E já pensaste nas medalhas que vamos ganhando nas modalidades (para só falar nas mais recentes, hóquei em patins, judo e atletismo)? Em que lugar estaremos numa tabela de conquistas desportivas por milhão de habitantes?

  6. A diferença entre os famosos 6 milhões e os 4,5 milhões desta sondagem são a sogra, o gato, o periquito e as toupeiras, tudo adepto do Benfica .

  7. Esta sondagem foi feita para fomentar discórdia e não faz qualquer sentido, começando pelos números:

    1º – de acordo com os últimos dados do PORDATA a população acima dos 15 anos é de 8,9 milhões, por isso os 9,8 milhões de base de partida (acima dos 18 anos) não é correcto sendo que é pelo menos 1 milhão inferior
    2º – implicaria dizer que todas as pessoas, sem excepção, teriam uma preferência clubística, o que mais uma vez não é verdade apesar de não haver dados (que eu tenha conhecimento) da percentagem de pessoas que efectivamente nutre simpatia pelo desporto.

    Acho estranho é um órgão de comunicação social divulgar estes “estudos” sem analisar os dados e outro ainda se referir a este primeiro sem qualquer tipo de análise. Efectivamente o que interessa para a comunicação social é dizer qualquer coisa que ponha as pessoas a comentar, mesmo sem ser verdade …

    Eu até sou simpatizante do Benfica, mas tal como as notícias mais não quer dizer melhor, por isso acho irrelevante saber quem tem mais adeptos, mas sim quem tem os mais dedicados e fiéis e para isso cada um julgará melhor o seu próprio clube.

    • O seu comentário parte de um pressuposto errado. O número de Portugueses. Em nenhum lugar da notícia se refere apenas a Portugueses residentes. E desse modo deveremos considerar a totalidade da população, isto é, mais de 12 milhões. E aqui sim, encontrará 9,8 milhões acima dos 18 anos. Se não encontrar, temos um problema com os cadernos eleitorais.
      Depois assume que nem todos têm preferência clubística. É verdade. Mas arriscava-me a dizer que perante uma pergunta: “Com que clube simpatiza mais”? a taxa de respostas seja muito alta, seguramente acima dos 90%. Respostas diferentes seriam obtidas para perguntas como “Qual o clube que apoia?” ou “Qual o melhor clube de Portugal?”
      Como não sabemos qual foi a pergunta é difícil tirar grandes conclusões. Mas, mesmo quem não vê, não acompanha futebol, tem quase sempre um clube da sua preferência. Isso normalmente é mais visível nas mulheres.

  8. Ora aqui está um perfeito exemplar para glorificar o nome do clube
    https://www.youtube.com/watch?v=kWDDcjKj6bk&t=62s
    .
    E aqui mais outro ilustre adepto
    https://www.youtube.com/watch?v=IeCL7SIoheI
    .
    Sem propagandas e/ou demagogias os factos são estes:
    .
    1) A nível de clubes, o mais titulado (títulos internacionais válidos e conquistados sem manigâncias) é sem dúvida o F.C.Porto.
    .
    2) Quanto à Selecção Nacional, esta conseguiu os seus maiores feitos quando fez alinhar uma maioria de jogadores formados no Sporting!! Aceita a verdade que dói menos…..
    .
    Quanto ao resto, podem atribuir as percentagens que quiserem e também podem ir todos à mesma “missa” para se consolarem mutuamente e com os padres cantarem em coro que são gloriosamente os maiores…. .
    .
    ahahahahahahah.

RESPONDER

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …