46% dos portugueses são do Benfica. Há luta renhida pelo segundo lugar

Quase metade dos portugueses são benfiquistas. FC Porto e Sporting lutam pelo segundo lugar, o top cinco é fechado Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

Segundo uma sondagem Intercampus para o Correio da Manhã, a esmagadora maioria dos adeptos de futebol em Portugal assume a sua preferência por um dos três grandes — Benfica, Sporting e FC Porto.

Mas quase metade destes fãs é adepto do clube encarnado. O clube da Luz, apurou a sondagem, recolhe a preferência de 46% dos inquiridos com mais de 18 anos. Tomando a população portuguesa nessa faixa etária como sendo de 9.8 milhões, o Benfica terá assim quase 4.5 milhões de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.

No segundo posto encontra-se o FC Porto, com 24,7% do total de adeptos inquirido, o que coloca o clube nortenho com metade dos adeptos do Benfica: 2,4 milhões de fãs, quase um quarto dos portugueses residentes maiores de idade.

Em terceiro lugar na lista de preferências dos adeptos de futebol residentes em Portugal está o Sporting, que recolhe o favor de 23,8% dos inquiridos. Apesar de não ser Campeão Nacional de futebol há 17 anos, salienta o CM, o clube de Alvalade tem quase tantos adeptos como o FC Porto: 2,3 milhões de simpatizantes.

Contas feitas, o Benfica reúne assim a preferência de um pouco mais do que o número de adeptos do FC Porto e Sporting somados. Os três grandes recolhem 94,5% da simpatia dos adeptos de futebol – cerca de 9.2 milhões de fãs.

Em quatro lugar do ranking está o Sporting de Braga, com 1,5 % de simpatizantes (147 mil adeptos), e a fechar o top cinco encontra-se o outro clube minhoto, Vitória de Guimarães, com 0,8% de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. RESUMINDO: O Benfica tem mais adeptos que Sporting, Porto, Braga e Guimarães, juntos. Que grande abada ! Que clube imenso ! Um dos maiores do mundo.

  2. Esqueceram-se do Belenenses? Vivo no interior do país e nesta zona há centenas de adeptos do Belém que a nível Nacional supera seguramente o nº de adeptos atribuídos ao Braga..
    Provavelmente a sondagem foi realizada no Minho…

  3. Mas qual a credibilidade desta empresa de sondagens (Intercampos). Reparem que foi o Correio da Manhã que encomendou esta sondagem a essa empresa. Estudei estatística e para interpretar os resultados de uma sondagem preciso, entre outras informações, qual o erro padrão e mais uma série de informações. Julgo mesmo que, a nível legal, os órgãos de comunicação social, quando divulgam os resultados de uma sondagem estão obrigados a fornecerem uma ficha técnica, onde surgem as informações em falta que atrás indiquei.
    Que tal encomendar esta sondagem, por exemplo, à CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião?

    • Tem a mesma credibilidade das demais. Se estudou estatística e sondagens como eu, decerto saberá que tudo é manipulável. E facilmente podemos chegar aos resultados que queremos. Basta falsear a amostra, ou o intervalo de confiança….

      • Completamente de acordo consigo. Dá para entender que sabe algo de estatística e só quem tem formação científica é que pode ter e difundir a sua opinião acerca de dada notícia. Muito gostava que os jornalistas, antes de publicarem este tipo de notícias, procurassem saber se ela é credível ou não; mesmo que não tenho formação nessa área (estatística), tal era possível se recorressem a um colega com esse tipo de informação pois, caso contrário estamos constantemente a ser desinformados.

        • Estatísticas e sondagens foi algo que fiz em paralelo com outros estudos. Não sendo especialista, nem pouco mais ou menos, também não ignoro completamente o assunto. Mas sei o suficiente para saber o quão fácil é manipular este tipo de “estudos”. Não foi por acaso que surgiu a imposição legal da ficha técnica, que no fundo tem lá aquilo que se quiser colocar…

  4. Por aqui se pode constatar que é urgente construir mais estabelecimentos prisionais para acudir aos normais desacatos desta maioria . Os Estabelecimentos devem ter um grande espaço de terra para as toupeiras se enfiarem.

  5. Povo de provincianos e parolos! Em vez de apoiarem as equipas das suas terras apoiam os de Lisboa e Porto! Os meios de informação dão uma ajuda importante na manutenção deste estado de coisas. Compare-se com Inglaterra, Alemanha e outros países e talvez se perceba a razão de o futebol e o desporto serem tão atrasados em Portugal.

    • Sr. Zbraitlin, em parte estou de acordo com o seu comentário mas podia não ser tão agressivo com as suas palavras como qualifica o povo português; eu sou da cidade do Porto, tinha simpatia pelo Salgueiros, que tinha o seu campo de jogos na freguesia do Porto em que vivo mas, como esse clube deixou de existir, sou da cidade do Porto, resido na cidade do Porto, sou tripeiro e sou adepto do F.C.Porto.

      • Sim. Generalizei e isso é sempre errado. Ao fazer isso, eu próprio me incluí nos “provincianos e parolos” que disse mas eu apoio o clube da minha terra, tal como o senhor. Generalizações nunca são boas, nem no futebol, nem em tudo o resto. O epíteto fica, assim, só para os que tiverem cabeça para o barrete. Um tio meu, que mora em Paranhos, também era adepto desse histórico clube, o Sport Comércio e Salgueiros.
        Bom domingo, Sr. JPA!

        • Agora sim Sr. Zbraitlin, merece os meus parabéns mas, não se inclua nos “parolos” pois, pelo que foi escrevendo dá para entender que tem cultura e, ainda mais importante do que isso, sabe reconhecer as eventuais falhas que cometa. Já agora, nunca classifique de provincianos no sentido depreciativo. Tenho naturalidade portuense e vivi 30 anos em Vila Real (Trás-os-Montes) e agora regressei à minha querida cidade do Porto. Depois da vivencia que tive com os transmontanos, compreendo cada vez melhor essas pessoas que ainda vivem no interior do nosso país; eles são tão portugueses como os que vivem no litoral, que muitas vezes os intitulo de “meninos da cidade” (Porto, Lisboa, etc.) pois nem se dão conta de que é do esforço dos poucos agricultores, que ainda existem e estão na maioria dos casos no interior do país, que os alimentos que lhes surgem nas prateleiras dos hipermercados, alguns são provenientes do interior e essas pessoas não são provincianos no sentido pejorativo. Um bom domingo para si

    • “O futebol e o desporto serem tão atrasados em Portugal”
      Tu não te enxergas?
      Estás a falar do país que é Campeão da Europa de futebol, que venceu a Taça das Nações, e que tem o melhor jogador do Mundo — ou coisa que o valha?
      E já pensaste nas medalhas que vamos ganhando nas modalidades (para só falar nas mais recentes, hóquei em patins, judo e atletismo)? Em que lugar estaremos numa tabela de conquistas desportivas por milhão de habitantes?

  6. A diferença entre os famosos 6 milhões e os 4,5 milhões desta sondagem são a sogra, o gato, o periquito e as toupeiras, tudo adepto do Benfica .

  7. Esta sondagem foi feita para fomentar discórdia e não faz qualquer sentido, começando pelos números:

    1º – de acordo com os últimos dados do PORDATA a população acima dos 15 anos é de 8,9 milhões, por isso os 9,8 milhões de base de partida (acima dos 18 anos) não é correcto sendo que é pelo menos 1 milhão inferior
    2º – implicaria dizer que todas as pessoas, sem excepção, teriam uma preferência clubística, o que mais uma vez não é verdade apesar de não haver dados (que eu tenha conhecimento) da percentagem de pessoas que efectivamente nutre simpatia pelo desporto.

    Acho estranho é um órgão de comunicação social divulgar estes “estudos” sem analisar os dados e outro ainda se referir a este primeiro sem qualquer tipo de análise. Efectivamente o que interessa para a comunicação social é dizer qualquer coisa que ponha as pessoas a comentar, mesmo sem ser verdade …

    Eu até sou simpatizante do Benfica, mas tal como as notícias mais não quer dizer melhor, por isso acho irrelevante saber quem tem mais adeptos, mas sim quem tem os mais dedicados e fiéis e para isso cada um julgará melhor o seu próprio clube.

    • O seu comentário parte de um pressuposto errado. O número de Portugueses. Em nenhum lugar da notícia se refere apenas a Portugueses residentes. E desse modo deveremos considerar a totalidade da população, isto é, mais de 12 milhões. E aqui sim, encontrará 9,8 milhões acima dos 18 anos. Se não encontrar, temos um problema com os cadernos eleitorais.
      Depois assume que nem todos têm preferência clubística. É verdade. Mas arriscava-me a dizer que perante uma pergunta: “Com que clube simpatiza mais”? a taxa de respostas seja muito alta, seguramente acima dos 90%. Respostas diferentes seriam obtidas para perguntas como “Qual o clube que apoia?” ou “Qual o melhor clube de Portugal?”
      Como não sabemos qual foi a pergunta é difícil tirar grandes conclusões. Mas, mesmo quem não vê, não acompanha futebol, tem quase sempre um clube da sua preferência. Isso normalmente é mais visível nas mulheres.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …