Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos T-Rex dominou a cadeia alimentar

(dr) Julius T. Csotonyi

Ulughbegsaurus uzbekistanensis (em cima) e um pequeno Tyrannosauridae (em baixo).

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro.

Há cerca de 90 milhões de anos, um predador carnívoro gigante reinava no Uzbequistão e não, não era o T-Rex. Com 8 metros de comprimento e uma tonelada de peso, uma espécie de dinossauro até agora desconhecida estava no topo da cadeia alimentar.

Chama-se Ulughbegsaurus uzbekistanensis, em hora de Ulugh Beg, um astrónomo, matemático e sultão de um território que pertence ao actual Uzbequistão, onde o animal foi encontrado, escreve o Science Alert. O dinossauro andou pelo nosso planeta no final do período Cretáceo, entre há 92 e há 90 milhões de anos.

O estudo foi publicado este mês na Royal Society Open Science. Uma parte do osso da mandíbula do dinossauro foi encontrado no deserto Kyzyl Kum nos anos 80 e foi depois redescoberto em 2019 numa colecção de um museu do Uzbequistão.

“Descrevemos este novo género e espécie baseado num único fóssil isolado, um maxilar da esquerda ou do osso superior da mandíbula. A parte preservada na linha de dentes maxilares desde o segundo ao oitavo alvéolo mede aproximadamente 23 centímetros, o que é pelo menos 20% mais comprido do que um allosauroidea”, escreveram os autores.

A parte mais surpreendente para os investigadores foi o tamanho do dinossauro, que tem o dobro do comprimento e cinco vezes o peso do maior predador conhecido até agora, o tiranossauro.

A amostra do osso sugere que o animal era um carcarodontossauro, ou seja, um dinossauro com dentes semelhantes aos de um tubarão, que é também uma espécie prima dos tiranossauros. Este foi o primeiro carcarodontossauro a ser descoberto na Ásia Central.

Kohei et al.

Os carcarodontossauros eram geralmente maiores do que os tiranossauros, chegando a pesar mais de seis toneladas, até começarem a desaparecer entre há 80 e 90 milhões de anos. Nesta fase, os tiranossauros começaram a crescer e tornaram-se os principais predadores na Ásia e na América do Norte.

Já se sabia que o tiranossauro Timurlengia vivia na mesma era e na mesma zona, mas era bastante mais pequeno que o Ulughbegsaurus uzbekistanensis, com apenas quatro metros de comprimento e 170 quilos de peso, o que fortalece a hipótese desta nova espécie ser o maior predador da zona.

O U. uzbekistanensis também tinha solavancos únicos nos ossos acima dos dentes e outros no lado da mandíbula que se assemelham àqueles encontrados no tiranossauro Thanatotheristes degrootorum, que vivia no Canadá. Ainda não se sabe o que causa esta textura nos ossos de ambas as espécies, mas pode ser um caso de evolução convergente.

“A descoberta do Ulughbegsaurus uzbekistanensis preenche uma lacuna importante no registo dos fósseis, revelando que os estavam espalhados no continente desde a Europa até à Ásia de leste”, afirma o paleontólogo Yoshitsugu Kobayashi, citado pelo Sci News.

Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Vamos lutar até aos portões do inferno". Plano de vacina obrigatória de Biden suscita críticas e processos

O anúncio do plano de vacinação Joe Biden suscitou aplausos do lado Democrata, mas muitas críticas de governadores Republicanos, que estão a processar a administração norte-americana. Ainda não passou uma semana desde o anúncio, mas o …

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …