Cerca de 43% das empresas de restauração admitem pedir insolvência se não tiverem apoio

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) apresentou ao Governo 10 propostas para evitar pedidos “em massa” de insolvências e a redução de postos de trabalho, de forma a compensar o impacto das medidas tomadas para travar a propagação da pandemia de covid-19.

Algumas dessas medidas impostas pelo Executivo começam a ser aplicadas esta quarta-feira, agravando “as frágeis condições das atividades da restauração e bebidas e do alojamento turístico”, referiu a Ahresp, citada na terça-feira pelo Público.

Segundo a Ahresp, os resultados do inquérito mensal realizado aos seus associados, relativo a outubro, mostra “43% das empresas de restauração e bebidas e 19% das empresas do alojamento turístico assumem que vão avançar para insolvência”. Além disso, 45% das empresas de restauração e 25% no alojamento turístico já efetuaram despedimentos após a declaração do estado de emergência.



Entre as medidas da associação, destaca-se a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA aos serviços de alimentação e bebidas, que custaria ao Estado 90 milhões de euros mas impediria o encerramento de 10 mil empresas e de 46 mil postos de trabalho.

A criação de incentivo não reembolsável para micro, pequenas e médias empresas; a extensão do ‘lay-off’ simplificado até 31 de dezembro de 2021; a isenção da taxa social única a cargo das empresas, também até final do próximo ano; campanhas de dinamização do consumo; apoios específicos à animação noturna; moratórias fiscais e contributivas, moratórias sobre as rendas e apoios municipais são outras das medidas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …