Ontem: 40 mil pessoas numa praia. Hoje: tempestades e trovoadas

1

Thorfinn Stainforth / Wikimedia

Praia em Blankenberge, Bélgica

Autêntica confusão numa praia na Bélgica. Temperaturas raras na véspera de um dia com vento forte e fases de muita precipitação.

Um pandemónio. O ZAP não esteve na Bélgica, como deve imaginar, mas imaginamos o pandemónio que se verificou nesta terça-feira na praia de Blankenberge, no noroeste do país.

Em dia de temperaturas elevadas e invulgares, milhares de pessoas quiseram estar perto do Mar do Norte. Literalmente milhares: entre 35 mil e 40 mil pessoas. Numa praia.

O número foi avançado por responsáveis locais ao jornal Het Nieuwsblad e a confusão não se ficou por aqui.

Verificaram-se cenas de confrontos entre pessoas, 30 crianças perderam-se (algumas ficaram com os nadadores-salvadores durante horas), 35 pessoas desmaiaram – uma mistura de calor e álcool.

Uma pessoa teve de ser resgatada da água: um belga com epilepsia que teve uma convulsão quando começou a nadar. Chegaram a estar 2 mil pessoas no mar em simultâneo.

No final, o cenário era de lixo: a praia transformou-se num depósito de lixo, ao início da noite.

As temperaturas altas já eram esperadas na Bélgica, país que registou mais de 40 graus em alguns locais.

No entanto, para o dia seguinte (esta quarta-feira), a previsão é de chuvas intensas, vento forte e trovoadas, ao final da tarde. Aviso amarelo, agora por outro motivo.

“Esperamos tempestades no final da tarde, especialmente no norte e nordeste da Bélgica”, avisou Nicolas Roose, do Noodweer Benelux, portal de previsões meteorológicas.

Acima dos 50 graus

Voltando às temperaturas altas, esta terça-feira registou o segundo momento mais quente de sempre na Bélgica, desde que há registos (começaram em 1892): estiveram 38,1 graus em Uccle.

A origem destes números invulgares é a onda de calor que passou por Portugal e Espanha, na semana passada, e que subiu na Europa, geograficamente.

O meteorologista Frank Deboosere acredita que alguns locais do sul da Europa vão registar temperatura de 50 graus. Ou em 2023, ou em 2024.

A temperatura mais elevada de sempre na Europa, desde que essa contabilidade é feita, verificou-se no ano passado em Itália: 48,8 graus em Sicília.

ZAP //

1 Comment

  1. Essa descrição do dia de praia só pode ser mentira! Essas coisas não acontecem em países europeus civilizados! 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.