40 mil bebés continuam à espera da vacina da BCG

PAHO / WHO

-

A vacina da BCG, contra a tuberculose, continua em falta. A última previsão da Direção-Geral de Saúde apontava para o fim de novembro, mas a única farmacêutica europeia que faz a vacina falhou a data. Agora, esta só deverá chegar em janeiro.

As autoridades portuguesas afirmam, no entanto, que este atraso não é motivo para preocupação. A subdiretora geral da Saúde deixou até uma mensagem de tranquilidade para todos os pais.

“Sei que estão bastante angustiados porque tiveram os seus filhos em 2015 e ainda não foram vacinados, mas para a população em geral o risco é muito baixo pois o país atingiu um elevado controlo da tuberculose”, disse à TSF Graça Freitas.

A responsável explica que Portugal teve de ativar um plano de contingência e procurar um laboratório alternativo, uma vez que ainda não há data prevista para receber a vacina da Dinamarca, país onde os lotes contratados continuam em avaliação de qualidade.

“A fonte com uma vacina mais parecida com a que usamos será um laboratório japonês que cumpre todas as regras de segurança”, explicou.

A responsável da DGS avança que, ao fim de seis meses sem a BCG, existem mais de 40 mil bebés à espera da vacina.

Como não será possível vacinar todos no início de 2016, pois o país “não tem recursos nem vai receber vacinas suficientes para todas as crianças” em falta, serão criados grupos de maior ou menor risco, que depois poderão estar relacionados com a idade do bebé.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …