Arqueólogos descobrem 40 esqueletos romanos decapitados com as cabeças entre as pernas em Inglaterra

HS2

A construção de uma linha férrea de alta velocidade entre Londres e Birmingham já levou à descoberta de mais de 100 sítios arqueológicos no Reino Unido que têm revelado mais detalhes sobre a vida dos romanos no país.

Uma equipa de cerca de 50 arqueólogos encontrou 425 restos mortais num cemitério da Roma Antiga no sul da Inglaterra — incluindo 40 esqueletos decapitados, avança o Science Alert.

A descoberta foi feita durante uma escavação no sítio de Fleet Marston, perto da cidade de Aylesbury, na rota da nova linha férrea de alta velocidade que está em construção. Cerca de 10% dos corpos estavam decapitados e muitos deles tinham as cabeças colocadas entre as suas pernas ou junto aos pés.

Uma hipótese que explica a separação da cabeça dos restos mortais é de que estes corpos pertencessem a criminosos ou outros grupos excluídos socialmente, apesar da decapitação ser um “ritual fúnebre normal, apesar de ser marginal” durante o fim do período de domínio dos romanos.

Nos próximos anos, os investigadores vão estudar os esqueletos exumados numa tentativa de descobrirem mais detalhes sobre o estilo de vida, a dieta e as crenças religiosas da civilização romana.

“Todos os restos mortais descobertos vão ser tratados com dignidade, cuidado e respeito e as nossas descobertas vão ser partilhadas com a comunidade”, revela Helen Wass, chefe do departamento de património da HS2, a linha férrea em questão.

A equipa também descobriu mais de 1200 moedas no sítio, assim como colheres, alfinetes e broches. Foram também encontrados objetos usados em jogos, como dados outros usados para o culto religioso, como sinos.

“A escavação é significativa ao permitir uma caracterização clara desta vila romana e também um estudo de muitos dos seus habitantes”, afirmou Richard Brown, principal gerente do projeto COPA — um consórcio de três dos maiores empreiteiros arqueológicos comerciais no Reino Unido.

Fleet Marston é um dos mais de 100 sítios arqueológicos que foram descobertos desde 2018 com a construção da linha de comboio que vai ligar Londres a Birmingham e que têm permitido aos arqueólogos britânicos descobrir mais detalhes sobre o domínio romano no país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.