Astrónomos compilaram 25 anos da vida do Sol num só vídeo

Nos últimos 25 anos, o ESA-NASA Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) tem sido essencial para ajudar os astrónomos a entender o coração do nosso Sistema Solar, o Sol. Para comemorar o aniversário, a Agência Espacial Europeia e a NASA divulgaram um vídeo dos “maiores sucessos” do SOHO.

O ESA-NASA Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) foi lançado no dia 2 de dezembro de 1995 com o objetivo de fornecer uma visão abrangente do Sol. A missão ia durar dois anos, mas foi tão bem sucedida que a ESA e a NASA decidiram estender a sua vida útil várias vezes.

“O SOHO tem sido a base da física solar moderna e impulsionou muitas carreiras, incluindo a minha”, disse o professor Peter Gallagher, diretor do Dunsink Observatory e chefe de astrofísica do Institute for Advanced Stud, em Dublin, citado pelo Science Alert.

“A minha equipa, assim como muitas outras, continua a usar os dados do SOHO 25 anos depois. É uma missão incrível”, acrescentou. Segundo o diário, foram publicados quase 6.000 artigos científicos com base nos relatórios do observatório espacial.

SOHO / ESA / NASA

Montagem de 25 imagens capturadas pelo SOHO

O observatório foi o responsável pelas primeiras imagens da zona de convecção de uma estrela e da estrutura das manchas solares abaixo da superfície. Além disso, permitiu as medições mais detalhadas e precisas da estrutura de temperatura, rotação interna e fluxos de gás no interior solar.

A descoberta de novos fenómenos solares dinâmicos – como ondas coronais e tornados solares – e o rastreio do impacto da variabilidade solar no clima da Terra também foram impulsionados pelo SOHO. O Science Alert escreve ainda que a revolução de ser possível prever o clima espacial, avisando com até três dias de antecedência sobre distúrbios direcionados à Terra, tem a mão do observatório.

A missão foi lançada para fornecer uma visão abrangente do Sol e especialmente projetada para ajudar a entender o fluxo de energia e material da nossa estrela: o vento solar e as ejeções de massa coronal. Os principais objetivos do projeto eram determinar a estrutura e a dinâmica do interior solar, aprender mais sobre a coroa e descobrir onde ocorre o vento solar e como acelera.

A carga científica do SOHO compreende 12 instrumentos complementares, desenvolvidos e fornecidos por um consórcio internacional de 29 institutos de 15 países. Mais de 1.500 cientistas de todo o mundo estão diretamente envolvidos nos instrumentos SOHO ou usaram dados desta missão nas suas investigações.

Apesar de útil, o observatório não escapou a alguns percalços.

Dois anos e meio após o lançamento, em junho de 1998, o projeto quase terminou após uma manobra de rotina – o contacto foi perdido e a missão foi encerrada. Durante três meses, equipas compostas por engenheiros e cientistas trabalharam em conjunto, usando uma técnica chamada “radar bistático”, para encontrar e restabelecer contacto com o SOHO. E conseguiram.

Os especialistas usaram o Observatório de Arecibo, em Porto Rico, para transmitir um sinal para o SOHO e um dos pratos da Deep Space Network em Goldstone, na Califórnia, atuou como um recetor, localizando o eco do observatório e rastreando-o usando técnicas de radar. A equipa conseguiu colocar a missão novamente online e todos os instrumentos sobreviveram às temperaturas extremas do apagão.

Três meses depois, os três giroscópios de estabilização falharam. A equipa viu-se obrigada a desenvolver um novo software capaz de controlar o SOHO sem a necessidade de giroscópios. Agora, o observatório está a trabalhar em estreita colaboração com outras missões solares, como o Solar Dynamics Observatory, STEREO e a Parker Solar Probe.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …