A partir de 2024, todas as autoestradas de Espanha vão ter portagens. A medida foi anunciada, esta terça-feira, pelo Governo de Pedro Sánchez.
De acordo com o jornal El Mundo, a medida foi anunciada pela ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, e tem como objetivo que todas as autoestradas do país tenham portagens a partir de 2024. Será um “sistema de tarifa” para financiar os custos de conservação e manutenção destas rodovias, explicou a governante.
Apesar de ainda não serem conhecidos os detalhes que determinam como e quanto custará cada portagem, o Executivo espanhol estará a considerar a ideia de cobrar um cêntimo por quilómetro. Nas palavras da ministra, tratar-se-á de um sistema “sustentável, rigoroso e justo” e cuja regulamentação deverá estar pronta em junho de 2022, conforme prevê o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do país.
Se se avançar com esta medida, escreve o diário espanhol, esta afetaria mais de nove mil quilómetros de estradas e algumas comunidades autónomas, como a Galiza e as Astúrias, seriam prejudicadas devido à sua situação periférica e limitada rede de rodovias.