2017 foi “de longe” o ano mais quente da história

NASA GISS Scientific Visualization Studio

Em termos de entender quão rápido a Terra está aquecendo, a chave são os oceanos

Novos dados revelam que em 2017 os oceanos atingiram as temperaturas mais altas jamais registadas – e por uma margem significativa.

Um novo estudo, realizado por uma equipa de investigadores chineses, permitiu concluir que o ano passado foi o ano mais quente, no que diz respeito à temperatura dos oceanos, desde que há registos. A pesquisa foi apresentada num artigo publicado esta sexta-feira na revista científica Advances in Atmospheric Sciences.

“A tendência de aquecimento a longo prazo impulsionada pelas actividades humanas continuou inabalável”, afirmaram os autores do estudo, Lijing Cheng e Jiang Zhu, investigadores da Academia Chinesa das Ciências.

“As altas temperaturas do oceano nos últimos anos ocorreram numa altura em que os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera também aumentaram, atingindo valores recorde em 2017“, acrescentaram os autores do relatório, citados pelo The Guardian.

Comentando os dados recém-lançados, o professor John Abraham, da Universidade de St. Thomas School of Engineering, do Minnesota, nos Estados Unidos, salientou que quase todo o calor do globo está armazenado nos oceanos.

“Em termos de entender quão rápido a Terra está a aquecer, a chave são os oceanos“, sustenta Abraham, que acrescenta que o aumento acentuado das temperaturas globais revelou que 2017 foi “de longe” o mais quente para os oceanos da Terra.

Apesar de pequenas flutuações de temperatura serem consideradas estatisticamente normais, especialmente quando os ciclos meteorológicos naturais, como o El Niño, no Oceano Pacífico, afectam os padrões climáticos globais, Abraham defende que “a tendência de longo prazo que se prolonga há muitas décadas provoca o aquecimento global“.

“A produção humana de gases de efeito estufa continua a impactar o sistema terrestre”, observaram os autores do estudo, que realçam que as consequências a longo prazo incluem não apenas o aumento do nível do mar, mas também a diminuição do oxigénio do oceano, o branqueamento dos recifes de corais e a fusão do gelo marinho e das calotes de gelo”.

“As consequências deste aquecimento, ano após ano, têm impactos reais sobre os seres humanos”, observou Abraham.

PARTILHAR

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …