2017 foi “de longe” o ano mais quente da história

NASA GISS Scientific Visualization Studio

Em termos de entender quão rápido a Terra está aquecendo, a chave são os oceanos

Novos dados revelam que em 2017 os oceanos atingiram as temperaturas mais altas jamais registadas – e por uma margem significativa.

Um novo estudo, realizado por uma equipa de investigadores chineses, permitiu concluir que o ano passado foi o ano mais quente, no que diz respeito à temperatura dos oceanos, desde que há registos. A pesquisa foi apresentada num artigo publicado esta sexta-feira na revista científica Advances in Atmospheric Sciences.

“A tendência de aquecimento a longo prazo impulsionada pelas actividades humanas continuou inabalável”, afirmaram os autores do estudo, Lijing Cheng e Jiang Zhu, investigadores da Academia Chinesa das Ciências.

“As altas temperaturas do oceano nos últimos anos ocorreram numa altura em que os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera também aumentaram, atingindo valores recorde em 2017“, acrescentaram os autores do relatório, citados pelo The Guardian.

Comentando os dados recém-lançados, o professor John Abraham, da Universidade de St. Thomas School of Engineering, do Minnesota, nos Estados Unidos, salientou que quase todo o calor do globo está armazenado nos oceanos.

“Em termos de entender quão rápido a Terra está a aquecer, a chave são os oceanos“, sustenta Abraham, que acrescenta que o aumento acentuado das temperaturas globais revelou que 2017 foi “de longe” o mais quente para os oceanos da Terra.

Apesar de pequenas flutuações de temperatura serem consideradas estatisticamente normais, especialmente quando os ciclos meteorológicos naturais, como o El Niño, no Oceano Pacífico, afectam os padrões climáticos globais, Abraham defende que “a tendência de longo prazo que se prolonga há muitas décadas provoca o aquecimento global“.

“A produção humana de gases de efeito estufa continua a impactar o sistema terrestre”, observaram os autores do estudo, que realçam que as consequências a longo prazo incluem não apenas o aumento do nível do mar, mas também a diminuição do oxigénio do oceano, o branqueamento dos recifes de corais e a fusão do gelo marinho e das calotes de gelo”.

“As consequências deste aquecimento, ano após ano, têm impactos reais sobre os seres humanos”, observou Abraham.

PARTILHAR

RESPONDER

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …