18 anos no Benfica: o percurso de Nélson Veríssimo, que tinha média para ser campeão

Treinador que estava no Benfica B regressa ao comando técnico da equipa principal. O seu primeiro ano ao serviço do Benfica foi… 1989.

Saiu para Jorge Jesus entrar em cena, regressa ao palco principal quando Jorge Jesus sai de cena. Nélson Veríssimo, que era o treinador (interino) do Benfica quando Luís Filipe Vieira foi ao Brasil buscar Jesus, volta a liderar a equipa da Luz depois da saída do seu sucessor e antecessor. Despediu-se do cargo de treinador do Benfica contra o FC Porto, vai regressar a esse posto contra o FC Porto.

Nélson Veríssimo tem 44 anos e vestiu pela primeira vez a camisola do Benfica quando tinha 12 anos. Foi em 1989, ainda no escalão infantis, que deixou o União Atlético Povoense. Veríssimo jogava nesse emblema de Póvoa de Santa Iria, uma das freguesias do concelho onde nasceu, Vila Franca de Xira.

Foi defesa-central enquanto profissional de futebol. Estreou-se como sénior precisamente pelo Benfica, na época 1995/96, mas só jogou quatro vezes pela equipa principal.

Nas duas temporadas seguintes foi cedido ao Alverca e viria a sair dos quadros do Benfica em 1997, rumando a Coimbra, para jogar pela Académica. O clube que representou durante mais tempo enquanto sénior foi mesmo o Alverca (muito ligado ao Benfica e presidido por Luís Filipe Vieira, até 2001). Esteve no Alverca em sete épocas, cinco delas consecutivas e sempre como titular habitual. Ainda representou Vitória de Setúbal, Fátima e Mafra – onde deixou de jogar, em 2012.

Semanas depois de deixar de ser defesa, passou a ser treinador. Estudou para tal e foi treinador-adjunto do Benfica B durante seis épocas consecutivas. Orientou João Cancelo, Fábio Cardoso, Victor Lindelöf, André Gomes, Gonçalo Guedes, Oblak, Bernardo Silva, Rúben Dias, Nélson Semedo, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, Nuno Santos, Ederson, Florentino, Gedson, Nuno Tavares, João Félix… E a lista continua.

Seriam sete anos completos como adjunto da equipa secundária mas, em 2019, a saída de Rui Vitória da equipa principal fez com que Bruno Lage subisse de nível a meio da temporada. Aí, Veríssimo foi treinador principal pela primeira vez na sua carreira, na equipa B. Mas durou pouco: Lage ficaria mesmo como treinador do Benfica e Veríssimo voltou a ser adjunto, estreando-se na formação principal da Luz. E foi campeão nacional, poucos meses depois.

Em 2020 Lage saiu e Nélson Veríssimo passou a ser treinador principal da equipa principal do Benfica. Nova estreia. E, nos poucos jogos que realizou no campeonato (cinco), apresentou uma média suficiente para ser campeão: quatro vitórias e um empate. Despediu-se com uma derrota, na final da Taça de Portugal, diante do FC Porto – quando já se sabia que Jorge Jesus iria ser o seu sucessor.

Nesta temporada estava na equipa B como treinador principal (Renato Paiva saiu há quase um ano) e dificilmente poderia conseguir melhor: o Benfica B lidera a II Liga.

Soube que vai voltar a liderar a formação principal do Benfica no dia em que a sua mãe morreu.

O regresso ao topo da hierarquia vai acontecer contra o FC Porto, no Estádio do Dragão. O jogo da I Liga vai disputar-se nesta quinta-feira.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.