/

A cada 17 mil anos, há uma erupção capaz de mudar o mundo

R. Clucas / Wikimedia

Erupção do super-vulcão Redoubt vista de península de Kenai, no Alasca, 1990

Depois de analisar 100 mil anos de registo geológicos, os cientistas calcularam que o tempo entre erupções vulcânicas capazes de alterar o mundo é menor do que se pensava, fixando-se num máximo de 17 mil anos.

Os vulcões, tal como os asteróides, podem ser suficientemente poderosos para destruir a uma escala global. Uma recente avaliação descreve erupções capazes de devolver a humanidade a um estado anterior à civilização.

As maiores erupções explosivas denominam-se “super erupções” e expulsam mais de mil gigatoneladas de lava, o suficiente para cobrir um continente inteiro com cinza vulcânica e mudar os padrões climáticos globais durante décadas.

A equipa das Faculdades de Ciência da Terra e Matemáticas da Universidade de Bristol estimou com que frequência ocorrem as maiores erupções explosivas. A sua análise indica que o tempo médio entre super erupções é apenas um pouco maior do que a idade da civilização, que data da Revolução agrícola há 12 mil anos.

Um dos autores, Jonathan Rougier, professor de Ciências Estatísticas em Bristol, aponta que a estimativa anterior, feita em 2004, foi de que as super erupções ocorriam em média a cada 45 ou 714 mil anos, uma data maior do que a da civilização. “Mas no nosso documento voltamos a estimar este alcance entre 5.200 anos e 48 mil anos, com o melhor valor estimado de 17 mil anos“.

Segundo os registos geológicos, as duas super erupções mais recentes produziram-se há 20 ou 30 mil anos. O professor Rougier acrescenta que, no geral, o ser humano foi “ligeiramente afortunado” de não ter experimentado nenhuma super erupção desde então.

“É importante apreciar que a ausência de super erupções nos últimos 20 mil anos não implica que data uma data de vencimento. A natureza não é assim tão regular“, explica.

“O que podemos dizer é que os vulcões são mais ameaçadores para a nossa civilização do que se pensava anteriormente”, assinala. A civilização mudará de forma inimaginável nos próximos mil anos, e há muitas outras formas nas quais poderia sofrer um golpe catastrófico antes da próxima super erupção.

Sobre essa base, o professor Rougier diz que há pouca necessidade de planificar agora uma super erupção, especialmente com muitos outros problemas urgentes a abordar, o que afetará a atual e a próxima geração humana.

Mas as grandes erupções, que são muito mais frequentes, ainda podem ser devastadoras para as comunidades e até mesmo para os países. Por isso, uma planificação cuidada é crucial para a redução do risco de desastres.

De acordo com o documento, Rougier explica que, além de melhorar a compreensão do vulcanismo global, o documento aborda técnicas relativamente simples para analisar registos geológicos e históricos incompletos e propensos a erros sobre estes eventos raros.

“Estas dificuldades estão omnipresentes nos riscos geológicos e esperamos que o nosso foco seja utilizado para volta a avaliar outro tipo de perigos, como os terramotos”, conclui.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.