150 euros: salário sobe para quem muda de emprego

170 mil portugueses mudaram de emprego. Há menos pessoas a receber o salário mínimo – mas não se sabe quantas.

Quem mudou de emprego em Portugal, entre Outubro do ano passado e Março do ano passado, passou a receber mais dinheiro. Pelo menos, em média.

Os números foram apresentados nesta quarta-feira, com base nos cálculos do Gabinete de Estratégia e Planeamento, feitos a partir das declarações mensais de remunerações à Segurança Social.

No panorama geral, os salários (declarados) subiram 8% até Abril deste ano, comparando com dados do ano passado. Organismos internacionais (13%), electricidade, gás ou água (12%) e alojamento e restauração (10%) foram os sectores com maiores aumentos nos salários médios.

O emprego declarado aumentou 5% – mais 180 mil trabalhadores registados.

O Jornal de Negócios reforça que houve 170 mil trabalhadores que mudaram de posto de trabalho nesse semestre (Outubro 2022-Março 2023).

Em média, o salário dessas pessoas aumentou: 150 euros em média, que representa um aumento de 13%.

Entre as 170 mil pessoas que mudaram de emprego, 52 mil são jovens – e nesse segmento o salário subiu em média 160 euros (16%).

Salário mínimo

Quase um em cada quatro portugueses (22,4%) recebe o salário mínimo em Portugal.

O documento mostra que há menos 80 mil pessoas a receber o salário mínimo – mas não se sabe ao certo quantos trabalhadores recebem agora o salário mínimo, em Portugal.

É uma queda de 2,2% no número de pessoas que recebem o ordenado mínimo (que agora é de 760 euros).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.