Vagas de cursos superiores profissionais sobem para 15 mil

As instituições de ensino superior vão disponibilizar mais de 15 mil vagas para o próximo ano letivo em cursos técnicos superiores profissionais (Tesp, na sigla usada pelas instituições), formações de dois anos lecionadas exclusivamente no ensino politécnico.

De acordo com o Público, que avança os números, há cinco anos consecutivos que a oferta de cursos técnicos superiores tem vindo a aumentar. E, ao que tudo indica, 2018 pode ser o ano com maior oferta de sempre.

Para o próximo ano letivo, estão garantidas 15.120 vagas de Tesp, 64% das quais disponíveis em instituições públicas, segundo dados do Ministério da Ciência e Ensino Superior cedidos ao diário. No entanto, o número pode aumentar.

O número cedido pela tutela não inclui ainda as vagas da Universidade do Algarve, dos Politécnicos de Beja e Cávado e Ave e da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, porque estas ainda não comunicaram os lugares disponíveis à Direção-Geral do Ensino Superior.

Desde que foi criado, em 2014, o Tesp tem registado um aumento na procura. No ano letivo de 2014-2015 ingressaram 395 alunos nestas formações, mas no ano letivo de 2016-2017 o número chegou aos 11.048.

O sucesso dos Tesp deve-se “à sua componente fortemente prática”, considerou o presidente do Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, em declarações ao matutino. Estes cursos incluem, obrigatoriamente, um estágio de seis meses nas empresas, o que “é muito valorizado pelos alunos”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …