123456. Reino Unido prepara-se para banir passwords padrão

Paswords como “123456” ou “admin” estão prestes a ter os dias contados no Reino Unido. Uma proposta de lei, apresentada esta semana, pode vir a impedir os fabricantes de integrarem senhas padrão nos seus produtos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por norma, a maioria dos fabricantes implementa senhas padrão, idênticas para todos os dispositivos da mesma gama.

A proposta de lei, chamada The Product Security and Telecommunications Infrastructure Bill (PSTI), exigiria senhas únicas e impediria que essas passwords fossem redefinidas para os padrões universais de fábrica.

Além disso, detalha o Gizmodo, a lei obrigaria as empresas a aumentar a transparência quando os seus produtos requerem atualizações de segurança, disponibilizando mais informação.

Isto porque de nada servirá ter uma password segura se o dispositivo tiver uma vulnerabilidade.

De acordo com a legislação, estas propostas de cibersegurança seriam supervisionadas por um regulador. As empresas que se recusassem a cumprir as normas poderiam enfrentar multas de 10 milhões de dólares ou equivalentes a 4% das suas receitas.

As medidas aplicam-se a smartphones, brinquedos ligados à Internet, dispositivos da Internet das Coisas, entre outros produtos. O principal objetivo desta lei passa por garantir mais segurança, deixando de lado as senhas padrão e adotando um método mais seguro.

“Na sequência do Royal Assent of the Bill”, diz o Departamento do Digital, Cultura, Media e Desporto (DCMS), “o Governo emitirá um aviso prévio de pelo menos 12 meses para permitir aos fabricantes, importadores e distribuidores ajustarem as suas práticas comerciais antes de o quadro legislativo entrar plenamente em vigor”.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.