Localização da chamada deixará de estar associada à antena mais próxima e passará a determinar localização exacta do telemóvel.
É um processo que muitas pessoas desconhecem: quando se liga para o 112, um sistema de localização é logo activado.
O sistema de emergência nacional consegue localizar a antena mais próxima do local da chamada, quando o telefonema é realizado através de um telemóvel.
No entanto, essa antena pode estar montada a muitos quilómetros do local onde a pessoa está a ligar. Por isso, o sistema vai mudar.
O Jornal de Notícias informa que a modernização do sistema de emergência vai permitir definir o local exacto da pessoa que está a ligar para o 112. Uma espécie de GPS que será utilizado pelas centrais operadas pela Polícia de Segurança Pública.
A inovação será implementada no próximo ano mas o concurso público para a modernização do sistema avança já e deve ser publicado em Diário da República nesta quinta-feira.
Outras duas novidades estão previstas. A primeira está relacionada com as pessoas surdas, que utilizam um sistema de chamada de vídeo – essa aplicação será melhorada.
A outra novidade passa pela criação de sites remotos para recuperar dados, quando o sistema principal fica inoperacional.
O concurso público para esta modernização tem um valor de 11.5 milhões de euros. Mais de metade será financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Grande novidade, UAU… :O
Claro que se o GPS estiver fisicamente desactivado, ou for removido o suporte ao GPS do firmware, não há GPS para ninguém.