112 vai ter GPS exacto

2

Localização da chamada deixará de estar associada à antena mais próxima e passará a determinar localização exacta do telemóvel.

É um processo que muitas pessoas desconhecem: quando se liga para o 112, um sistema de localização é logo activado.

O sistema de emergência nacional consegue localizar a antena mais próxima do local da chamada, quando o telefonema é realizado através de um telemóvel.

No entanto, essa antena pode estar montada a muitos quilómetros do local onde a pessoa está a ligar. Por isso, o sistema vai mudar.

O Jornal de Notícias informa que a modernização do sistema de emergência vai permitir definir o local exacto da pessoa que está a ligar para o 112. Uma espécie de GPS que será utilizado pelas centrais operadas pela Polícia de Segurança Pública.

A inovação será implementada no próximo ano mas o concurso público para a modernização do sistema avança já e deve ser publicado em Diário da República nesta quinta-feira.

Outras duas novidades estão previstas. A primeira está relacionada com as pessoas surdas, que utilizam um sistema de chamada de vídeo – essa aplicação será melhorada.

A outra novidade passa pela criação de sites remotos para recuperar dados, quando o sistema principal fica inoperacional.

O concurso público para esta modernização tem um valor de 11.5 milhões de euros. Mais de metade será financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.