100 milhões de planetas na nossa galáxia podem albergar vida complexa

PHL / UPR Arecido; NASA; Richard Wheeler / Zephyris

Muitos mundos com vida complexa

Muitos mundos com vida complexa

De acordo com um estudo publicado por dois cientistas da Universidade do Texas em El Paso (UTEP) e colegas na sua revista online, Challenges, o número de planetas em que a vida complexa poderá existir na Via Láctea poderá ser tão alto quanto 100 milhões.

Segundo o autor principal do artigo, Louis Irwin, professor emérito e ex-presidente do departamento de Ciências Biológicas da UTEP, “isto constitui a primeira estimativa quantitativa do número de mundos na nossa Galáxia que podem abrigar vida acima do nível microbiano, com base em dados objectivos.”

utep.edu

Louis N. Irwin, cientista da da Universidade do Texas em El Paso

Louis N. Irwin, cientista da da Universidade do Texas em El Paso

Irwin e os colegas examinaram a lista crescente de mais de um milhar de exoplanetas conhecidos (planetas noutros sistemas estelares).

Usando uma fórmula que considera a densidade planetária, temperatura, substrato (líquido, sólido ou gasoso), a química, a distância da sua estrela central, e a idade, a equipa de Irwin calculou um “índice de complexidade biológica (ICB)”, que classifica os planetas numa escala de 0 a 1,0 de acordo com o número e grau de características assumidas como importantes para o suporte de múltiplas formas de vida multicelular.

O cálculo do ICB revelou que 1 a 2 por cento dos exoplanetas mostrou uma classificação superior à de Europa, uma lua de Júpiter que se pensa ter um oceano global abaixo da superfície que poderá abrigar formas diferentes de vida.

Com base numa estimativa muito conservadora de 10 mil milhões de estrelas na Via Láctea, e assumindo uma média de um planeta por estrela, isto gera o número de 100 milhões.

Poderia ser 10 vezes maior, se considerarmos um número maior de estrelas na nossa Galáxia.

Louis Irwin et al / UTEP

Complexidade biológica (BCIrel) relativamente a parecença com a Terra (ESI), para planetas do Sistema Solar (quadrados cor-de-laranja) e satélites (quadrados amarelos), e para 365 exoplanetas para qual o BCIrel > 0. A vasta maioria dos exoplanetas conhecidos até à data são gigantes gasosos (círculos verdes), mas os que têm maiores valores de BCI são provavelmente mundos rochosos com água (círculos roxos).

Complexidade biológica (BCIrel) relativamente a parecença com a Terra (ESI), para planetas do Sistema Solar (quadrados cor-de-laranja) e satélites (quadrados amarelos), e para 365 exoplanetas para qual o BCIrel > 0. A vasta maioria dos exoplanetas conhecidos até à data são gigantes gasosos (círculos verdes), mas os que têm maiores valores de BCI são provavelmente mundos rochosos com água (círculos roxos).

Irwin salientou que o estudo não indica que a vida complexa existe em assim tantos planetas – apenas que as condições planetárias para o seu suporte existem.

Também observa que vida complexa não significa vida inteligente (embora não a descarte), ou mesmo vida animal, mas simplesmente que organismos maiores e mais complexos que os micróbios poderiam existir num número de diferentes formas, provavelmente formando teias alimentares estáveis – como as encontradas nos ecossistemas da Terra.

CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …

Bernardo Silva desmente treinador Renato Paiva e atira: "Depois do ingrato, impaciente"

Bernardo Silva recorreu neste fim-de-semana às redes sociais para desmentir as declarações de Renato Paiva, treinador da formação do SL Benfica, que afirmou que o internacional português não teve paciência para esperar pela sua oportunidade …

Utentes de lares "retidos" no hospital ao testar positivo ao fim de 10 dias. "Critérios estão errados", dizem médicos

Numa altura em que os hospitais já estão a chegar ao seu limite de lotação, uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre pacientes dos lares ou estruturas de cuidados paliativos ou integrados está a …