/

100 estudantes vão ser astronautas por dois dias

1

(dr) AMRAD.pt

Estudantes da Amadora numa ligação directa com o astronauta da ESA Frank De Winne, em órbita na ISS

Estudantes da Amadora numa ligação directa com o astronauta da ESA Frank De Winne, em órbita na ISS

Mais de uma centena de alunos do país vão transformar-se este sábado e domingo em astronautas e testar um satélite que criaram dentro de uma lata de refrigerantes, na final da competição Cansat, em Torres Vedras.

A competição aeroespacial Cansat é promovida há vários anos a nível internacional pela ESA, a Agência Espacial Europeia, mas é organizada pela primeira vez em Portugal pelo programa Ciência Viva.

“A iniciativa pretende despertar os alunos para o interesse pela ciência e pelas engenharias ligadas à área aeroespacial”, afirmou Ana Noronha, directora executiva da Ciência Viva à agência Lusa.

As 18 equipas participantes, num total de 118 alunos oriundos de várias escolas do país, criaram dentro de uma lata de refrigerante um satélite, com antena, bateria e sensores.

Na final da competição, que vai decorrer no Aeródromo de Santa Cruz, em Torres Vedras, vão voar numa aeronave para testar eventuais anomalias da sua criação e depois experimentar o seu lançamento real, a partir de foguetões científicos, que atingem mais de 500 quilómetros/hora e acelerações dez vezes superiores à da gravidade.

Ana Noronha explicou que os participantes “vão desempenhar tarefas associadas à tecnologia instalada na lata de refrigerante e simular uma verdadeira missão espacial”.

A equipa vencedora vai participar na competição internacional, que decorre em junho, na Noruega, e que em 2012 foi ganha por uma equipa dos Açores.

A Força Aérea Portuguesa vai também seleccionar um dos dispositivos criados para integrar exercícios de vigilância marítima.

Durante a iniciativa, os promotores do programa Ciência Viva vão estabelecer uma parceria com a Agência Espacial Europeia com o intuito de desenvolver acções de educação científica ligadas ao Espaço.

Michael Cockerham / UK Space Agency

-

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.