10 mil pessoas em curso online sobre Partícula de Deus

Bengt Nyman / Flickr

Peter Higgs e François Englert, prémio Nobel da Física 2013

Peter Higgs e François Englert, prémio Nobel da Física 2013

Cerca de 10 mil pessoas estão inscritas no curso online que a Universidade de Edimburgo, na Escócia, vai ministrar sobre o Bosão de Higgs, a partícula subatómica descoberta pelo cientista britânico Peter Higgs, que trabalhou naquela instituição de ensino.

O bosão de Higgs, mais conhecido como “a partícula de Deus”, é um fragmento elementar considerado pelos físicos como a união da estrutura fundamental da matéria. A sua descoberta é tida como a mais importante da história desta área científica, que conferiu o prémio Nobel da Física em 2013 ao belga François Englert e o britânico Peter Higgs.

Intitulado “A descoberta de Bosão de Higgs“, o MOOC (Massive Online Open Course) sobre a teoria do cientista britânico vai decorrer online nas próximas sete semanas a partir da universidade escocesa, permitindo aos participantes aprender o processo científico levado a cabo no estudo de Peter Higgs e François Englert.

O curso é desenvolvido pela plataforma FutureLearn, uma parceria entre 23 universidades, o Museu Britânico, a Biblioteca Britânica e o British Council.

“A investigação do professor Higgs deu-nos uma profunda compreensão do desenvolvimento do universo e este curso vai permitir que qualquer pessoa com um computador e acesso à web possa participar de um momento emocionante e revolucionário em que vivemos”, considerou hoje o diretor de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, Arthur Trew.

Bosão de Higgs

O Bosão de Higgs foi teorizado por Higgs em 1964 para explicar o que deu massa à matéria quando o Universo arrefeceu após o Big Bang.

No ano passado, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) deu como provado, em 99%, a descoberta da nova “partícula de Deus” que afirmava poder ser o bosão de Higgs.

O bosão de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspectos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …