10 anos depois, Benfica vence FC Porto no Dragão

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Com dois golos de Lima, o Benfica bateu este domingo o FC Porto, naquela que foi a segunda vitória dos “encarnados”, para o campeonato, no terreno dos “dragões” nas últimas duas décadas, e a primeira de Jorge Jesus.

O campeão português impôs-se na partida da 13.ª jornada da I Liga, em que a maior parte da “despesa” esteve a cargo dos anfitriões, mas a equipa de Jorge Jesus, mais experiente e matreira, aproveitou da melhor forma a inconsistência dos portistas.

Aliás, a falta de eficácia no ataque azul e branco foi notória, tendo em conta que os seus avançados até dispuseram de oportunidades de golo que poderiam ter dado expressão diferente ao desfecho.

O técnico portista apostou no espanhol Ivan Marcano para acompanhar o holandês Martins Indi no centro da defesa, num “onze” completo com aqueles que têm sido os jogadores mais utilizados.

Por sua vez, Jesus preferiu a experiência de Lima na frente do ataque, deixando Jonas no banco, uma opção que nada teve de inesperado, apesar de este ter sido titular na jornada anterior.

O defesa Danilo (três minutos) e o médio Herrera (sete) testaram a pontaria bem cedo, mas o Benfica, apesar de recuado, apostou na velocidade de Enzo Perez, Salvio e Talisca

Porém, à exceção de um remate de Gaitán, muito defeituoso e que nem assustou Fabiano, praticamente não chegaram ao último reduto da casa nesse longo período.

À passagem da meia-hora, Alex Sandro “investiu” pela esquerda, cruzou para o interior da área, onde Óliver deixou a bola passar para a entrada de Jackson Martinez, que obrigou Júlio César a uma excelente defesa.

Mas, aos 36, na sequência de um lançamento de linha lateral de Maxi Pereira, a bola sobrevoou a defesa e, oportuno, Lima apareceu a desviar, na pequena área, com sucesso.

O FC Porto reentrou com a mesma forma de jogo, mas os “encarnados” voltaram a provar que tinham a lição bem estudada e foram tapando caminhos à custa de marcações muito acertadas.

Com os “dragões” maniatados, o Benfica voltou a marcar, aos 56 minutos, de novo por Lima, que aproveitou uma defesa incompleta de Fabiano, que não conseguiu suster um remate de Talisca.

Lopetegui fez de imediato duas substituições, trocando Tello por Quaresma e Herrera por Quintero, à procura de mais criatividade no ataque, mas foi o Benfica que esteve de novo perto do golo, após contra golpe, com Martins Indi a cortar no momento em que Salvio se preparava para rematar.

A um quarto de hora do final, César rendeu Luisão, que saiu lesionado, e logo a seguir, na sequência de um canto, a bola sobrou para Jackson Martinez, que a introduziu na baliza, depois de a ter cabeceado à barra, mas o lance acabou anulado por mão na bola do colombiano.

No tudo por tudo, Lopetegui tirou um defesa – Alex Sandro – e fez entrar um avançado – Aboubakar -, no que foi seguido por Jorge Jesus, que trocou Talisca por Ola John.

Seguiu-se nova oportunidade para os portistas, mas Jackson voltou a acertar na barra, pelo que, até final, apesar da carga intensa dos anfitriões, o resultado não se alterou.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …