10 anos depois, Benfica vence FC Porto no Dragão

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Com dois golos de Lima, o Benfica bateu este domingo o FC Porto, naquela que foi a segunda vitória dos “encarnados”, para o campeonato, no terreno dos “dragões” nas últimas duas décadas, e a primeira de Jorge Jesus.

O campeão português impôs-se na partida da 13.ª jornada da I Liga, em que a maior parte da “despesa” esteve a cargo dos anfitriões, mas a equipa de Jorge Jesus, mais experiente e matreira, aproveitou da melhor forma a inconsistência dos portistas.

Aliás, a falta de eficácia no ataque azul e branco foi notória, tendo em conta que os seus avançados até dispuseram de oportunidades de golo que poderiam ter dado expressão diferente ao desfecho.

O técnico portista apostou no espanhol Ivan Marcano para acompanhar o holandês Martins Indi no centro da defesa, num “onze” completo com aqueles que têm sido os jogadores mais utilizados.

Por sua vez, Jesus preferiu a experiência de Lima na frente do ataque, deixando Jonas no banco, uma opção que nada teve de inesperado, apesar de este ter sido titular na jornada anterior.

O defesa Danilo (três minutos) e o médio Herrera (sete) testaram a pontaria bem cedo, mas o Benfica, apesar de recuado, apostou na velocidade de Enzo Perez, Salvio e Talisca

Porém, à exceção de um remate de Gaitán, muito defeituoso e que nem assustou Fabiano, praticamente não chegaram ao último reduto da casa nesse longo período.

À passagem da meia-hora, Alex Sandro “investiu” pela esquerda, cruzou para o interior da área, onde Óliver deixou a bola passar para a entrada de Jackson Martinez, que obrigou Júlio César a uma excelente defesa.

Mas, aos 36, na sequência de um lançamento de linha lateral de Maxi Pereira, a bola sobrevoou a defesa e, oportuno, Lima apareceu a desviar, na pequena área, com sucesso.

O FC Porto reentrou com a mesma forma de jogo, mas os “encarnados” voltaram a provar que tinham a lição bem estudada e foram tapando caminhos à custa de marcações muito acertadas.

Com os “dragões” maniatados, o Benfica voltou a marcar, aos 56 minutos, de novo por Lima, que aproveitou uma defesa incompleta de Fabiano, que não conseguiu suster um remate de Talisca.

Lopetegui fez de imediato duas substituições, trocando Tello por Quaresma e Herrera por Quintero, à procura de mais criatividade no ataque, mas foi o Benfica que esteve de novo perto do golo, após contra golpe, com Martins Indi a cortar no momento em que Salvio se preparava para rematar.

A um quarto de hora do final, César rendeu Luisão, que saiu lesionado, e logo a seguir, na sequência de um canto, a bola sobrou para Jackson Martinez, que a introduziu na baliza, depois de a ter cabeceado à barra, mas o lance acabou anulado por mão na bola do colombiano.

No tudo por tudo, Lopetegui tirou um defesa – Alex Sandro – e fez entrar um avançado – Aboubakar -, no que foi seguido por Jorge Jesus, que trocou Talisca por Ola John.

Seguiu-se nova oportunidade para os portistas, mas Jackson voltou a acertar na barra, pelo que, até final, apesar da carga intensa dos anfitriões, o resultado não se alterou.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …