/

Primeiro paciente com chip da Neuralink consegue mover rato do computador com a mente

5

ZAP // Rawpixel; Neuralink

“O paciente consegue mover um rato no ecrã apenas através do pensamento”, disse o bilionário esta segunda-feira. Próximo passo é fazer com que consiga clicar.

Depois de anunciar, em finais de janeiro, a primeira implantação de um chip cerebral da Neurolink num cérebro humano, Elon Musk fez uma atualização surpreendente do primeiro paciente a receber o implante do tamanho de uma moeda.

Aparentemente já totalmente recuperado, o paciente é capaz de controlar um rato de computador usando apenas os seus pensamentos, disse o fundador da startup na noite de segunda-feira, num evento da Spaces na plataforma de redes sociais X.

“O progresso é bom e o paciente parece ter recuperado totalmente, sem efeitos nocivos que tenhamos conhecimento. Consegue mover um rato no ecrã apenas através do pensamento,” disse Musk, avança a Reuters esta terça-feira.

O próximo passo é, segundo o magnata, fazer com que o paciente consiga obter o máximo número de cliques possíveis no botão do rato.

Localizada em Fremont (Califórnia), nos subúrbios de São Francisco, a Neuralink obteve luz verde da agência para medicamentos e alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês), em maio.

“Os primeiros resultados tinham mostrado atividade cerebral promissora”, sublinhou Musk, no X, sobre o estudo, que recorre a um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador numa região do cérebro que controla a intenção de movimento.

Elon Musk pretende oferecer o seu implante a todos, de forma a permitir uma melhor comunicação com os computadores e a conter, de acordo com o bilionário, o “risco que a civilização” enfrenta devido à Inteligência Artificial.

Musk acredita que o interface Neuralink poderia tornar a linguagem humana obsoleta em 10 anos, e que conseguia curar o autismo, e que é o futuro das interações humanas com a tecnologia. No entanto, diversos especialistas não estão convencidos de que assim seja — ou deva ser.

Investigadores e cientistas expressam o seu receio ao relação ao conceito de ligar cérebros humanos a computadores. Em última análise, no centro da sua inquietação está a “infusão da Grande Tecnologia na mente humana”.

Ainda não foram avançados mais detalhes sobre o alegado avanço histórico da startup.

ZAP //

5 Comments

  1. Musk e os seus congéneres , sabem que tem un Problema “Pensam que são Imortais ” . Quanto as aberrações que criam , só contribuem para a Desumanização da espécie dita Humana , que cada vez menos de Humano tem !

  2. Este desenvolvimento tecnológico melhorará dramaticamente a vida de muitas pessoas incapacitadas.
    Quem sabe o “atento” ou alguém seu próximo vá necessitar desta tecnologia…

  3. Sr. Tiago : Na Vida , há limites para tudo , e no que diz respeito au desenvolvimento tecnológico nesta matéria , agradeço a sua visão futura ao meu encontro , mas deixo-a para Si mesmo caso venha a necessitar dela . Obrigado !

  4. Para o bem ou para o mal, não há como se impedir o desenvolvimento tecnológico, se um país não o fizer, outro o fará ou farão os militares ou alguma agência secreta de governo., entretanto normalmente as pessoas contrárias a tecnologia são aquelas incapazes de produzi-la.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.